terça-feira, 18 de janeiro de 2011

E-MAIL DO LEITOR E DO COLABORADOR

18/01/2011, às 11h30min

CONVIDADOS DA CORPORAÇÃO MILITAR

O suplente de deputado estadual pelo DEM-GO, referente às Eleições 2010, André Massamba (diretório de Jataí), foi um dos convidados especiais da cerimônia de troca de comando do 41º BIMtz (batalhão do Exército Brasileiro), ocorrida último dia 12 de janeiro de 2011. Na acasião, saiu o tenente-coronel Leitão e assumiu o também tenente-coronel Mendonça. No registro abaixo, Massamba aparece ao lado de outros convidados ilustres do evento. Um deles é o padre Douglas (paróquia São Sebastião), o outro é seu filho Tales Gabriel (jovem de boas perspectivas quanto ao futuro) e ainda seu amigo José Fernando Carvalho (ex-praça e destaque do batalhão nos anos 70 e hoje empresário rural) e o reverendíssimo bispo da Diocese de Jataí, Dom Majella. Abaixo da foto, o registro do folder-convite que as presentes testemunhas do ato receberam da corporação.






__________________________________________________________________________________


14/11/2010, às 18h26min

SOMBRA, PERFUME E MEL
Por André MASSAMBA de Jataí

Para que Jataí dignifique seu nome e "papel" de "a princesa dos lábios de mel", em primeiro lugar devemos incentivar a agricultura familiar para explorar melhor a apicultura.
Considerando que as abelhas nesta época buscam bem longe o néctar das flores sugerimos ao Poder Público o plantio da árvore ornamental MURTA em toda cidade. Ela é natural daqui mesmo e típica do cerrado. Trata-se de um tipo de jasmim que, além de exalar um perfume muito gostoso, serve ainda de alimento para as abelhas que retiram o pólem para o mel e vão embora para suas colméias sem atacar os moradores.
Esta idéia poderia incentivar algumas indústrias famosas de perfume a instalarem unidades em nossa cidade e gerar renda.
A espécie MURTA cresce rápido e já inicia produção antes mesmo de dois anos.

Uma espécie de jasmin
Foi a minha mãe quando acompanhava meu pai na época das lavouras de arroz, na década de 70, quem trouxe da região de Perolândia para a cidade de Jataí e colocou o nome de Murta.

Fotomontagem com fotos do Massamba (murtas) e imagens da internet: BLOG



_________________________________________________________________________________

10/11/2010, às 10h43min

Será realizado em Jataí(GO) entre os dias 11, 12 e 13 de Novembro o XXIV Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-GO.
OAB Jataí

Acontecerá em Jataí(GO), nesta quinta-feira (11), as 20h00min, a solenidade de abertura do XXIV Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-GO, que será realizado em Jatai entre os dias 11, 12 e 13 de Novembro. A solenidade de Abertura será no salão de eventos do Hotel Thermas Bonsucesso, que fica localizado em Jatai no trajeto da Rodovia BR -158, Km 05 á direita s/n, saida de Jataí para Caiapônia. Na abertura oficial do colégio, já confirmaram presenças além de advogados da Subseção da OAB de Jataí, os 39 Presidentes de Subseções da OAB-GO, Diretoria da OAB-GO, conselheiros estaduais e Federais da OAB-GO, Presidente da OAB Nacional, Dr. Ophir Cavalcante Junior, Desembargador Presidente do TJ-GO, Dr. Paulo Maria Teles, Governador de Goiás, Dr. Alcides Rodrigues Filho, Prefeito de Aparecida de Goiânia, Dr. Luiz Alberto Maguito Vilela, Deputado Estadual, Daniel Vilela, Deputado Federal, Leandro Vilela Veloso, Diretor Tesoureiro da OAB Nacional, Dr. Miguel Ângelo Sampaio Cançado, Prefeito de Jataí, Dr. Humberto de Freitas Machado, ex-presidente da OAB de Itumbiara(GO) e atual Presidente da Saneago do Estado de Goiás, Dr. Nicomedes Domingos Borges, dentre outras autoridades do Poder Judiciário, Políticas e Classistas.
O Colégio terá na sexta-feira (12-11) com as atividades administrativas entre os presidentes de Subseções, diretores da OAB-GO, CASAG, ESA, e conselheiros Federais da OAB, e demais orgãos da OAB-GO, presidentes de Comissões, com término previsto para o sábado (13), com a promulgação da Carta de Jataí. Desde esta segunda feira (08), estão sendo distribuidos convites individuais para todos os advogados e demais convidados a participar desse importante evento, convites assinados pelo Presidente da OAB-GO, Henrique Tíburcio e Presidente da OAB-Jataí, Dr. Mário Ibrahim do Prado, para participar da solenidade de abertura, devendo os advogados confirmar presença no evento na Subseção de Jataí através dos telefones: 64-3631-7753 e 64-3636-8432, 64-3631-3932. O Presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, fará uma palestra para os advogados na abertura do Evento. A OAB-GO e Subseção da OAB de Jataí, convidam todos os advogados e demais operadores do direito a participar da solenidade de abertura. Para obter informações, sobre como chegar no Hotel Thermas Bonsucesso, os interessados podem ligar nos telefones do próprio hotel - 64-3632-9393 e 64-8445-0580, ou nos telefones dos advogados que estão contribuindo com a organização do evento: Werlei Carlos de Souza (64-9988-5113); Mário Ibrahim do Prado (64-9988-1680); Francisco Barbosa Garcia (64-9643-7378), Valdejar Guimarães (64-84028038), e Guilherme Rodrigues da Silveira (64-9988-7156).



_________________________________________________________________________________


10/11/2010, a 01h56min

Oi ó nois aqui....
Revista Amigos Web

Bom dia a todos.
Chegamos ao número 101, não enviei aviso do número 100, estou tendo que reformular pagina por pagina para, enfim, acabar com os bugs.
O trabalho é lento e tem que ser feito pagina por pagina. Quero deixar aqui o meu muito obrigado ao Sidnei que me ajudou com uma pequena explicação de como resolver o problema. Quem precisar de um grande web designer avise que passo o e-mail dele.
Novidades a reportagem Hospi Tá Mal começa a despontar no mundo. Vários sites pediram autorização para traduzir e publicar no seu idioma local.
Por isso no bloco Política & Notícias na seção Reportagem você vai encontrar Hospi Tá Mal Parte II uma continuação onde entrevistamos o Zito e o Gabeira.
Sem falar de nosso Editorial que foi distribuído na internet no domingo pelos amigos lerem e do bloco Institucional e que já teve seu primeiro pedido de tradução.
O nosso endereço http://www.avozdaweb.com/ esta em fase de renovação de hospedagem e se encontra parado.
Os blocos Institucional e Política & Noticias já estão sem os bugs e o restante também vai ficar sem no decorrer dos dias.
Algumas alterações no nosso projeto Alvorada Cultural vão deixar todos felizes. Será publicado quando o bloco Responsabilidade Social estiver sem bugs.
Aos que visitarem, uma boa leitura a todos.


_________________________________________________________________________________

07/11/2010, às 13h01min

ABDIC – Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania. 
>> Jornal Grito Cidadão

MONTEIRO LOBATO: “COITADO DO VISCONDE DE SABUGOSA....”
Por : Pettersen Filho

“Um País se faz com Homens e Livros” (Monteiro Lobato)
Figura das mais Proeminentes na História da República Federativa Tupiniquim do Brasil, Digna, mesmo, de figurar entre os “Imortais” da Academia Brasileira de Letras, não se sabe, por que motivos não foi Eleito, Monteiro Lobato, Escritor, Cidadão e Brasileiro, participou ativamente do Tempo em que existiu, seja Articulando, Protagonizando, ou seja, sendo Artífice dos intensos dias em que viveu, contribuindo, em muito para a Cultura e Folclore nacionais.
Elevado, muitos anos após o seu “Passamento”, à condição de Mito, Figura Inconteste, não só politicamente, participou ativamente de Campanhas, tão alheias, supostamente, ao Meio Cultural, em que viveu, na qualidade de “Singelo” Escritor de “Modestas” Fabulas Infantis, como, por exemplo, a Campanha “O Petróleo é Nosso”., que criou, e foi fundamental, para o advento da Petrobrás, hoje, imprescindível Gigante do Petróleo Brasileiro, como, também, colonizou no Imaginário Popular do “Homem Comum”, Figuras Típicas, encontradas, tão somente, no Interior do Brasil, ainda hoje, como o Personagem Jeca Tatu, essencial à muitas Campanhas de Saúde Pública, orientadas à Educação e Normas Sanitárias, onde descrevia um Personagem Rupestre, em toda a sua simplicidade, traduzindo os hábitos, e verbetes, do Homem do Campo, que tanto o popularizaram no Brasil Moderno.
Aliás, quem não se Lembra da Boneca Emília, sapecamente feita de alguns Retalhos de Pano, com a incumbência de alegrar Narizinho, e os habitantes do Sitio do Pica-pau Amarelo, cantado, mesmo, pelo Ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, e transformado em Serie Infantil, pela Rede Globo de Televisão, a cada manhã, entre os Domingos e Sábados Semanais, que povoaram, com candidez, e moderada inocência, as nossas infâncias... ?
E o que dizer, então, da sua sensacional “Obra”, e Mundo a parte: “A Reforma da Natureza”, onde Emília- A Boneca, sempre ela, insatisfeita com as paradoxais do Mundo, como um Revolucionário Guevarista, na ânsia de libertá-lo, instala uma Abóbora, rasteira, num Pé de Jabuticaba, entendendo que a “Fruta” ficaria mais ajustada naquele Arbórea , e transfere as Jabuticabas para a Rameira, acreditando assim ser o mais justo, até que, quando meditativa, debaixo da Jabuticabeira, é atingida por uma frutinha tenra de jabuticaba, deduzindo, assim, meio que, inocente, a Lei de Sir Isac Newton – Gravidade, o que a leva a mudar de idéia, deixando tudo como está.
Outrossim, o que falar do “Cientista Maluco”, o Visconde de Sabugosa, todo feito de Sabugo de Milho, sempre racional e lógico, mas, candidamente influenciado à traquinagens pela Libertina Boneca Emilia...
E o que dizer, além, das “Caçadas de Pedrinho”, e suas aventuras infantis, da “Chave do Tamanho”, que desproporcionalizou as “Injustiças” da Natureza, segundo a ótica subjetiva da Boneca Emília, ou, do “Pó Mágico” de Pirlimpimpim, capaz de subverter a crassa realidade, teletransportando as pessoas de um lugar para outro, muito antes, mesmo, que os cientistas nebulosos da “Enterprise”, e do Capitão James D. Kirk de Jornada nas Estrelas, o fizessem, na Literatura Espacial da Hollywood Americana ?
Por fim, quem não se lembra, ademais, daquele “Mundo Inocente”, do Sitio do Pica Pau Amarelo, onde, além do tênue “Medo” da Cuca, não existiam a Maldade, o Racismo, a Ideologia, ou Discriminação, de qualquer estirpe... ?
Nem sequer, uma simples “Maledicência”, que fosse, “Proclamada”, desavisadamente, nas Letras bem grafadas do seu “Idealizador”, Monteiro Lobato, ainda que o fosse, na “Língua” Incauta do Burro Falante.
Pois bem, Brasil Varonil:
Para estardalhaço da Pasmaceira Geral, que ronda a Nação brasileira, Pós Pleito Eleitoral, e seus “Administradores”, não se sabe, ao acaso, se, por “Falta” do que Fazer, ou se por Má Fé Ideológica, a pretexto de cumprir uma dessas Extravagâncias criadas pelo Governo Lula, e suas “Portarias” aleatórias, destinadas a inebriar a Sociedade Brasileira, e incutir-lhe falsos valores, de eventual Racismo, ou Anti-racismo, na base do famoso Pensamento “Politicamente Correto”, não é que um desses “Técnicos” - Censores, de um desses “Esquisitos Ministérios”, ultimamente criados, a fim de dar “Suporte” à Maquina Empregatícia do Partido dos Trabalhadores, e seu “Cabide de Empregos”, tipo Ministério da Igualdade Racial, ou eventualmente, das “Minorias”, Gays, Lésbicas, Prostitutas, e assemelhados, aviltantemente, essa Semana, Pós Ressaca Eleitoral, em “Parecer” encaminhado ao MEC – Ministério da Educação e Cultura, não houve por bem “Censurar”, com “Voto” contrário à adoção da Reconhecida, mundialmente, Obra Lobatista, nas Escolas Públicas, apontando suposto “Racismo”, em expressões tão Inocentes, quanto inerentes à Obra, e seu Contexto Histórico, como, por exemplo, um trecho do Livro “Caçadas de Pedrinho”, em que o Personagem informa que a Negra – “Raça” – Anastácia, Serviçal da Alegre Família de Dona Benta, estaria, supostamente, sendo “Discriminada” na frase: “... Trepou na arvore como se fosse uma Macaca de Carvão...”
Ora, bolas, Senhores: Com o máximo respeito às “Minorias”, que devem ser, evidentemente, respeitadas, contudo, toda Regra tem Exceção, mas essa, seguramente, é uma Arbitraria “Regra de Exceção”, que, no mínimo, aponta os tempos difíceis que se anunciam no Brasil, de celeumas inúteis e maniqueísmos...
Sem mais comentários...:(Perdoem-me os Bem Intencionados)
“Vai se catar, Maldito Censor !”

Fotomontagem com imagens da internet: BLOG

Crônica originalmente postada em www.paralerepensar.com.br



_________________________________________________________________________________

05/11/2010, às 16h46min

Premiado documentario volta ao cineclube
Cineclube Nelson Pereira dos Santos

O premiado documentário do jovem cineasta Rodrigo Siqueira, Terra Deu Terra Come, mostra uma mistura de sobrevivência de ritos africanos, mitos em torno do garimpo e os quilombos da região de Diamantina em Minas Gerais . O filme teve estréia inédita no circuito comercial e alternativo do país ao mesmo tempo. Em Jataí, ele já foi visto no final de outubro. Agora, no mês da consciência negra, o Cineclube traz de volta este belo trabalho.

Fotomontagem com imagens do filme: BLOG


_________________________________________________________________________________

05/11/2010, às 11h34min

ABDIC – Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania.
>> Jornal Grito Cidadão


DILMA ROUSSEF : “A REVOLTA NORDESTINA"
Por: Pettersen Filho

Capitulo a parte na Formação da Nação Brasileira, a Região Norte/Nordeste, reconhecidamente, foi o Marco Inicial por onde chegaram, e se assentaram, os “Descobridores Europeus”, quem se instalaram ao Longo da Costa Brasileira, sobretudo com vistas a Exploração do Pau Brasil:
Primeiro, pela facilidade da Extração, e por se estender a Mata Atlântica, antes frondosa, local de “Ocorrência” da Madeira, do Norte do Estado de São Paulo até os Primórdios da Floresta Amazônica, atingindo o Estado do Maranhão, e Segundo, devido a proximidade inicial com a própria Europa.
Daí a “Colonização”, majoritariamente, ao Longo do Litoral, que deu origem á Grandes Cidades, que vão desde Salvador/BA, passando por Recife/PE e Fortaleza/CE, principais Cidades do Nordeste, algumas delas com mais de Três Milhões de Habitantes em seu entorno.
Passada, no entanto, a Ocupação Inicial, voltada à Defesa da Costa, com Fortalezas e Portos Guarnecidos, destinados a proteger a Posse Portuguesa dos Piratas, Franceses, Holandeses e Ingleses, a Ocupação, cada vez, abrigando maior Contingente Populacional, passou a se interiorizar, com a Exploração da Cana de Açúcar, na Zona da Mata Pernambucana, marcadamente, e a introdução de Rebanhos de Gado, ao Longo do Rio São Francisco, até o “Fim” do seu Ciclo, com a descoberta do Ouro no Interior de Minas Gerais e o aparecimento das Lavouras de Café, no Sudeste, quem deslocaram o “Desenvolvimento”, e os Fluxos Populacionais, para o Centro Sul e Sudeste do País, deixando, contudo, no Nordeste Brasileiro, Grandes “Bolsões” de População, há cerca de pouco mais de Cem Anos atrás, quase sem Ocupação Econômica importante, que não a Cultura dos Engenhos de Cana, já decadentes, e a Agricultura de Subsistência, quase sempre envoltos com problemas com a Seca.
Daí, justamente, a “Eclosão”, ainda no Primeiro Império, dos principais Movimentos Revoltosos do País, A “Balaiada”, “Sabinada”, “Revolta dos Mascates”, “Praieira”, “Equador”, e outros, amplamente sufocados, e extintos, pelo Imperador, e seu “Ordenança de Plantão”, o Velho Duque de Caxias, em nome da Integração e Unidade nacionais.
Tido, desde então, como uma “Espécie” de “Fardo”, ônus, o Nordeste Brasileiro vem sendo, pelo menos, a partir do Governo Vargas, um dos focos de onde partiu a Revolução de 1930, objeto de “Políticas Especiais”, a fim de retirar, paradoxalmente, a “Segunda” Região Brasileira, em Contingente Populacional, e “Primeira”, em Miséria, do “Ciclo Vicioso”, da Pobreza e da Estagnação Econômica, procurando, cada vez mais, inseri-lo no “Pacto” de Desenvolvimento Nacional, como um “Todo” homogêneo.
Daí, o surgimento de Órgãos Especializados, tendentes ao “Fomento” do Desenvolvimento, e ao Subsidio Financeiro, tais como a SUDENE – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, Banco do Nordeste, e outros congêneres, firmados com base em Renúncia Fiscal do Governo Federal, e Pesados Investimentos, a “Fundo Perdido”.
Ainda assim, tratado com “Certo” Preconceito, os Nordestinos, que afluem, com algum peso, para as Capitais do Sudeste, prioritariamente Rio de Janeiro e São Paulo, ao ponto de São Paulo ser considerada, “Humoristicamente”, em pleno Sudeste, a Maior “Capital Nordestina” do Brasil, tamanho o “Contingente” de Nordestinos, quase sempre, oriundos da Seca e da Fome, que transformam o Nordeste, por “Profissão” e “Vocação”, num dos maiores Currais Eleitorais do Brasil, coisa para a qual sempre esteve voltado o atual Governo Lula, com o seu Bolsa Família e “Truques” Eleitorais, regiamente bancados pelo Governo Federal, em detrimento das outras Regiões, fazendo do “Ciclo”: “Miséria x Pobreza”, um Bom Negocio, politicamente falando.
Recentemente, no entanto, com o “Boom” do Petróleo, da Descentralização Industrial e Pluralização da Atividade Econômica, alguns “Bolsões” de Riqueza afloram no Nordeste, com notórios “Surtos” de Desenvolvimento, transformando, por exemplo, Salvador/BA, e seu entorno, como Camaçari, com a Industria Petroquímica e Automobilística, e Recife/PE e Fortaleza/CE, com a novíssima Metalurgia, Estaleiros e Turismo, em “Expoentes” do novo Nordeste Moderno, no sentido do Desenvolvimento Econômico, retirando da Região o seu “Sinônimo” habitual de Miséria e Pobreza, tão somente.
Contudo, inobstante, as ultimas Eleições, que levaram o “Continuísmo” do Governo Lula, ao “Poder”, via Eleição da sua Candidata, Dilma Roussef, parece, definitivamente, ter aumentado o evidente “Fosso” que, ainda, separa, meio assim por dizer, o Nordeste, das demais Regiões Brasileiras, justamente, por haver sido Ele, a “Base” de Sustentação da Candidata Dilma, flagrorosamente derrotada no restante do País, a exceção de Minas Gerais, (por questões políticas locais), perdendo, no entanto, do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul, passando por Rio de Janeiro e São Paulo, em “Conturbado” Processo Eleitoral, quem consagrou Dilma Presidente, com majoritário “Voto” do “Subsidiado” Nordeste, - uma “Minoria” de cerca de 56 milhões, em todo o Brasil contra cerca de uma “Maioria”, por explicar a seguir, de 46 milhões de votos em José Serra, e pelo menos cerca de outros 25 milhões de votos em Branco ou Abstenções, - perfazendo um incomodo “Placar” em desfavor da Candidata Eleita, Dilma, de 56 milhões, a “Favor”, x cerca de 80 milhões “Contra”, numa estranha “Matemática”, que fazem seus novíssimos “Opositores”:
Os quais sejam, quase todo o Sudeste/Sul brasileiros, quem, se recusam, a deixar a “Eleição” cair no “Esquecimento”, mesmo tendo se passado tantos dias do “Pleito”.
Problema Real e Palpável, com que deve defrontar-se Dilma Roussef, ao longo dos seus estimados quatro anos de Governo, uma “Quase” Ruptura do “Pacto Nacional”, em que o Nordeste, “Curral Eleitoral” de Lula, passou, definitivamente, a ser visto, como o “Ônus” da República Moderna, demasiadamente Subsidiado e Nutrido com a “Sangria” do restante da Nação, alguns “Sintomas”, ademais, já se fazem visíveis, como a recente Representação por parte da OAB/PE – Ordem dos Advogados do Brasil/Pernambuco, contra uma Estudante Paulista, quem num auge de desagravo e desespero, no Twiter, ao denotar o “Resultado” das Eleições, teria proclamado, incautamente posicionada, que os “Nordestinos deveriam morrer”, ou, outro Sintoma, ainda mais repulsivo, vindo da nova “Base” de Sustentação do Governo Dilma, partindo dos Governadores Recém Eleitos do PSB Nordestino, quem querem ver aumentada, numa já “Extorquida” Sociedade Brasileira, via Ressucitamento da CPMF – “Imposto do Cheque”, a já pesada Carga Fiscal...
Tal sorte de “Coisas”, na verdade, reportam antiga Paródia dos tempos da Ditadura Militar, ora soando, quase que como Predestinação, então, proferida pelo Menestrel, Humorista, Juca Chaves, ao criticar o “Jogo Sujo” de Cartas Marcadas do Regime Bipartidário, Arena e MDB, quem “Indicava”, naquelas “Eleições” Colegiadas o Candidato dos Militares, quando indicou o General “Cavalheiro” Figueiredo, ao musicar a seguinte Letra:
“Upa, upa, upa, Cavalinho sem medo. Leva para Brasília o Presidente Figueiredo...”
Mais adiante, arrematando: “O Brasil tem dois Presidentes. Um no Sul, outro no Norte. O do Norte é bem mais Forte, e governa o Sul também...”
Será, que o “Comediante” Juca Chaves, naqueles primórdios, meio que, assim, um Nostradamus, tinha razão ???
Creio, sim, que embora passadas as ultimas Eleições, um profundo “Fosso” se abriu no Brasil, entre os que são Cidadãos Nordestinos, e Não-nordestinos, que moram no Pais Abaixo, quem Trabalha, Subsidia, Sustenta, mas é “Regido” pelos “Primeiros”, os quais não querem, definitivamente, deixar as ultimas “Eleições” passarem.

Fotomontagem com imagens da internet: BLOG

Crônica originalmente postada em www.paralerepensar.com.br



_________________________________________________________________

04/11/2010, às 20h09min

CRISMA
Por André MASSAMBA de Jataí

Quase uma centena de jovens e seus familiares, padrinhos e madrinhas se reuniram na magistral Catedral de Jataí tendo nada menos do que o próprio bispo MAGELLA celebrando a missa.

Fotomontagem com fotos do Massamba: BLOG


_________________________________________________________________________________

04/11/2010, às 20h49min

MAGIA NA LENTE
Por André MASSAMBA de Jataí

O profissional fotógrafo AMARILDO GONÇALVES, apresentou a sociedade jataiense mais um de seus maravilhosos trabalhos fotográficos. A exposição aconteceu no centro cultural Basileu Toledo França e contou com inúmeros fãs da arte fotográfica. Foi no dia 4 de novembro às 20h5min.
A sua filha é genial e segue de perto às trilhas do pai. Ela promete e revelar ter um grande carisma como modelo fotográfico e exímia fotógrafa, já que recebe do pai a experiência, as dicas e os truques que só um grande fotógrafo acumula ao longo do tempo.
Parabéns AMARILDO!


Fotomontagem com fotos do Massamba: BLOG


_________________________________________________________________________________

04/11/2010, às 20h59min

PROFESSOR ARISTAL ONÓRIO
Por André MASSAMBA de Jataí

Um dos grandes mestres da Matemática, ele que é querido pelos seus ex-alunos jataienses que residem em toda parte do Brasil.

Fotomontagem com fotos do Massamba: BLOG



__________________________________________________________________________________

16/10/2010, às 16 h

IMPACTO DA CANA: PELESTRA
André MASSAMBA. E-mail respondido

Élio em Jataí no centro cultural recentemente ocorreu um importante encontro entre produtores de Grãos x Cana, abaixo uma análise detalhada feita por uma amigo nosso aqui na imprensa, aliás ele tem um execelente BLOG e conhece os problemas regionais. Clique aqui para Ler: http://alvonoticias.blogspot.com/

Fui pessoalmente ao encontro e fiquei decepcionado com o que vi por lá na platéia, no final a galera se pegou uns contra outros e quase foram aos tapas e beijos porque as idéias e os interesses são bastante diferentes, acabou o microfone passando para os assistentes e cada um começou a colocar seu ponto de vista pessoal e os gaúchos principalmente daqui da região já estão se sentindo ameaçados porque na maioria eles são arrendatários de terras.
Na minha opinião já era hora de elevar o preço pago pelo arrendamento de terras e isso deve valer até para os contratos celebrados tendo em vista que a pessoa que arrenda suas terras tem sido a mais penalizada na realidade, porque recebe pouco e ainda depois de um ano, sempre com o preço do Grão em baixa. Mas também sou contra plantar mais de 20% de cana na região...

aquele abraço do MASSAMBA (DEM).

((me diga ae o que achou a vaia orquestrada no centro cultural de ontem ... ouvi a fala do vice e entendi que o legislativo vai tentar segurar a batata quente))

na minha opinião é um assunto muito delicado realmente porque envolve grupos de interesses econômicos locais ( é a sobrevivência ou não dos gaúchos na região que está em jogo ) - o bicho vai pegar ....


OPINIÃO DO JORNALISTA SÉRGIO TORRES, NA ÍNTEGRA

Veja bem,
Existem os donos das terras e existem os emigrantes (como os gaúchos e outros) que vêm e arrendam às terras para cultivarem. Esses emigrantes plantam em larga escala e ganham muito dinheiro (ou não), se estabelecem no local por causa do negócio (empresários rurais), o comércio da cidade passa a girar em torno dos negócios desses plantadores; chega a cana de açúcar (Proalcool) e começa a competir pelo cultivo das mesmas terras. Os donos das terras passa a arrendar para a cana que acena com mais vantagem. Aquele plantador de grãos que tem seu negócio estabilizado e sua alta lucratividade não vai mudar, mas o plantador que não tem estrutura ou que seu negócio esteja instável será preterido em favor da cultura canavieira. Com isso há uma seletividade no mercado.


QUAL O RISCO: O RISCO É O NEGÓCIO
Quem vai continuar determinado se é cana ou grãos não é a comunidade e nem as autoridades e sim o mercado. O que der mais lucratividade, mais rentabilidade e ser mais cômodo é que vai prevalecer em Jataí.


MAS E O RISCO PARA O SOLO?
Qualquer monocultura apresenta riscos para a solo. Se em Jataí se plantasse apenas soja ou apenas milho os danos ao solo seriam os mesmos. O correto é diversificar o plantio. Mas o mercado é girado por dinheiro (lucros) e não por proteção ambiental.


MAS OS GRÃOS ALIMENTAM O POVO
Sim. Mas no caso em questão é o plantio em larga escala (negócios-lucro$$). Quem mais alimenta, diretamente, o povo e quem mais ajuda a segurar o preço dos alimentos é o pequeno plantador (agricultura familiar).

A PLANTAÇÃO DE GRÃOS VAI ACABAR EM JATAÍ?
Não.


VAI DIMINUIR?
De acordo com o mercado (e não com a plantação de cana) vai ter safras que vai diminuir e safras que vai aumentar. Isso independente da chegada da cana de açucar. Já a cana é diferente.

QUAL O MELHOR NEGÓCIO: GRÃOS OU CANA?
Grãos.


POR QUE?
Grãos tem sua instabilidade de mercado mas tem consumo contínuo. Já a cana, normalmente, tem pouca saída. Seu crescimento depende de programas governametais como o Proalcool e caso o programa mude, a cana deixa de ser bom negócio.

E AS VAIAS ORQUESTRADAS?
O prefeito de Quirinópolis foi enfrentar uma plateia de plantadores de grãos e levou uma sonora vaia. Pagou por só querer olhar o lucro que a cana está rendendo para cidade dele.

Fotomontagem com imagens da internet: BLOG




Nenhum comentário:

Postar um comentário