terça-feira, 19 de julho de 2011

NO SITE ARAÇATUBA E REGIÃO






ENTREVISTADO DE JULHO
SITE INTELECTUAL DE ARAÇATUBA, INTERIOR DE SÃO PAULO, TRAZ SÉRGIO TORRES (BLOGUEIRO DO ALVO NOTÍCIAS) COMO UM DOS ENTREVISTADOS DO MÊS


A entrevista foi feita pelo professor e escritor Pedro César Alves (editor do site-blog)


01) Sérgio Torres é um profissional, “artista” da área de Comunicação e um “artista” das letras. Desenvolveu-se como mídia (repórter, redator e fotógrafo) e possui um blog de notícias (mídia livre) na cidade de Jataí (Goiás). Atua em jornalismo através de conhecimentos adquiridos com a prática em veículos de comunicação impressa e escreve para alguns jornais de sua cidade. Também atua como agente de marketing e publicidade criando peças propagandísticas e informativas com habilidades natas e conhecimentos advindos de passagens por agências de Goiânia e experiência em atendimento a clientes em particular. Também é empreendedor já tendo lançado vários guias de profissionais liberais, informativos promocionais e constituído empresa própria (Alvo Publicidade). Na internet também realiza pequenos vídeos experimentais com reportagens.


02) Antes de começar a falar do seu trabalho, o que você tem a falar da sua cidade?

Sérgio Torres: Sou de Jataí, terra boa, acolhedora e alvissareira. Minha cidade completa 116 anos em 2011 e tem uma história baseada no trabalho das pioneiras famílias Vilelas e Carvalhos, além de ser marcada pela expansão da criação de gado e agricultura em larga escala no interior do País. Economia forte e povo trabalhador. Minha cidade também denota muita cultura tendo boa atuação nessa área. O fato de ter saído daqui o compromisso do então candidato a presidente da república Juscelino Kubitschek (JK) em construir Brasília e mudar a capital federal desenvolveu no povo um aguçado sentido de orgulho de seus valores. Quem chega de fora encontra uma cidade urbanística e voltada para as coisas do campo.


03) Você gosta mais de ler ou de escrever? Por quê?

Sérgio Torres: Gosto tanto de ler quanto de escrever. Escrevo todos os dias para o blog e para a imprensa e estou sempre lendo sobre tudo. Escrevo por obrigação e leio por costume e curiosidade. Ao escrever abordo os mais variados assuntos noticiosos e na leitura corro os olhos em livros, revistas, jornais, folhetos, informativos e etc. Leio trabalhos impressos e eletrônicos (internet). Sou um profissional que desenvolve seu trabalho mais dentro da comunicação com artes visuais.


04) Quanto ao que escreve no blog, você tem preferência por quais temas? Por quê?

Sérgio Torres: Não tenho referência pelo que escrever em meu blog. Nele escrevo de tudo e abordo todos os tipos de notícias, seja sobre política, economia, cultura, entretenimento, polícia e outro. Entretanto, certos temas tenho mais facilidade em escrever e noticiar. Comecei a escrever mais sobre esportes (do qual também tenho um blog) e depois ampliei para notícias em geral. Não sou escritor de obras literárias. Sou sim um escritor de informação. Mas nada que me impeça de também seguir pela literatura.


05) Com quem se identifica mais em seus trabalhos? Por quê?

Sérgio Torres: Não tenho a quem me identificar em meus trabalhos. Sempre fui curioso e criativo. Sou do tipo de pessoa que independe de alguém para realizar as coisas e que, por isso mesmo fica sem identificação com outras pessoas e trabalhos.


06) Como foi a ideia de começar a escrever o blog?

Sérgio Torres: A ideia foi bem interessante. Eu escrevia para jornais e achava que não tinha o espaço necessário para mostrar todo o meu trabalho. Daí passei a conhecer melhor o funcionamento da internet. Quando os blogs viraram mania em 2005 tratei logo de criar um e, desde 2006, tenho encampado essa luta diária para atualizar informações sendo que, paralelamente, também desenvolvo minhas outras atividades profissionais e pessoais, claro.


07) O que o motiva a escrever? Tem alguma mania ao fazer? Algum "cantinho" especial?

Sérgio Torres: É o desafio e a adrenalina de acompanhar o dinamismo da informação. Meu cantinho especial é a mesinha improvisada em meu leito (quarto), pois é dalí que sai 90% dos textos que escrevo.


08) Com toda certeza você já ouviu críticas sobre o seu trabalho. Como as encara?

Sérgio Torres: Mesmo eu sendo um profissional sem curso superior ou formação em determinada área (apenas Ensino Médio completo e vários cursos técnicos da área de Marketing), considero meu trabalho satisfatório. Pessoa como eu, autodidata, se desenvolve a partir de seu dom natural, suas habilidades motoras, sua sensibilidade, sua introspecção e sua mente criativa. Considero isso INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. Assim, vejo as críticas com um lado bom e um lado crítico tembém (em contrapartida sobre a própria crítica recebida). Sei de todo meu esforço e sacrifício para fornecer informações atualizadas e de graça para o visitante, por isso certas críticas (destrutivas) não admito e nem deixo sem resposta.


09) Falando de seus trabalhos de mídia, como decide os assuntos?

Sérgio Torres: No caso do blog, sempre fico atento aos fatos que aconteceram, estão acontecendo ou que virão a acontecer. Decido por transmitir o que acontece em minha cidade para justificar o lema de “Um repórter em Jataí”.


10) Como você estabelece uma relação entre o assunto e a trabalho realizado?

Sérgio Torres: Não tento parecer que estou, simplesmente, copiando um texto já escrito por outra pessoa em outro trabalho. Também prefiro não passar a imagem de que copiei a inovação de alguém. A relação tem que ser através da originalidade. Claro que, devido à falta de estrutura nunca conseguimos fazer 100% com materiais próprios (textos, fotos), mas isso tem que ser reduzido ao mínimo possível. No meu blog a relação deve buscar sempre a distinção. O trabalho que faço deve se destacar dos demais já existentes com aquele “algo diferente”. O assunto é a notícia e o trabalho realizado é como ela será transmitida no blog.


11) Depois que aborda o assunto, em algum momento já quis mudar o tema da postagem?

Sérgio Torres: Sim e estou sempre buscando melhorar as postagens: sempre quero mudar uma foto, uma frase, um título e, principalmente, um visual. Lido com uma constante insatisfação comigo mesmo.


12) Que reação (sensação) você tem ao ver o texto terminado?

Sérgio Torres: De satisfação. A mesma que um escritor literário deve ter ao terminar o texto de uma página. A sensação do dever cumprindo e ansiedade para vê-lo no ar para as pessoas lerem e sentirem algo também.


13) Seu trabalho BLOG ALVO NOTÍCIAS teve inspiração em quê?

Sérgio Torres: Foi inspirado nos bons trabalhos da internet. Existem sites que possuem uma grande estrutura organizacional e que conseguem realizar um trabalho extremamente dinâmico e com excelente visual. Sem dúvida, eles inspiram outros trabalhos no mercardo. Se me permite posso até citar dois exemplos. Um deles é o site UOL com sua qualidade de comunicação e seu dinamismo nas atualizações, o outro é o site da revista VEJA com sua alta qualidade e acabamento. Também existem vários outros, lógico, e também ótimos blogs da internet apesar que acho que o meu blog não chega nem perto desses padrões.


14) Você, ao preparar seus trabalhos, tem em mente passar algum aprendizado (lição de vida)?

Sérgio Torres: Sim. Sempre que estou escrevendo faço com personalidade e coragem. Com isso sempre quero deixar claro meu ponto de vista sobre os assuntos abordados e minha visão crítica e até irônica sobre alguma situação. A lição que quero passar é a de que devemos ser inovadores, criativos, e, acima de tudo, sérios com nosso trabalho, mas também aproveitar para se divertir com ele.


15) Como é o "retorno" por parte dos apreciadores de sua arte da escrita? Deixa-os satisfeitos?

Sérgio Torres: Muitos gostam de como escrevo e muitos não devem gostar também. É meu jeito de transmitir a informação colocando um ponto pessoal crítico. Agora só acho mais complicado analisar essa questão - se estão gostando ou desprezando - quando não se tem comentários da mesma.


16) Você participa de algum grupo de estudo ou associação cultural?

Sérgio Torres: Não participo de nenhum grupo de estudo ou associação cultural. Até já tentei participar e fui convidado, mas, minha personalidade séria, objetiva e direta atrapalhou. Parece que os integrantes não ficaram bem a vontade com uma pessoa tão austera como eu ao lado.


17) Aos estudantes, o que indicaria?

Sérgio Torres: Textos clássicos comprados em sebos. Também que pesquisem mais para não fazer feio na hora de falar sobre um assunto passado. Vocês estudantes do Ensino Médio e até acadêmicos estão estudando muito e aprendendo só razoavelmente. Essa geração eletrônica está muito bem servida, mas um pouco acomodada por causa disso mesmo. Com tanta opção para ampliar os conhecimentos está muito fácil para se buscar a informação. Outra coisa: cuidado com essa transição do papel para o eletrônico. Os estudantes estão perdendo em conteúdo e, a meu modo de ver, a eletrônica é boa, mas não se compara com a qualidade de se folhear um livro, uma revista ou um jornal. Tem a questão da biodiversidade hoje em dia, mas há prazeres intelectuais que só se consegue gastando um pouco mais de “papel de árvore” mesmo (risos).


18) De certa forma, a partir das várias leituras que fazemos, gostamos de algum livro - porque nos marcou, ou por outras razões. Qual tipo de leitura você gosta mais? Por quê? Indicaria aos estudantes?

Sérgio Torres: Em minha fase de colégio eu lia mais livros, isso sim é a grande verdade. Eu lia bastante, mas não houve uma obra em si que tenha me marcado. Eu lia de tudo um pouco (chegava na biblioteca e pegava logo uma pilha de livros para folhear, estudar e pesquisar), mas eu admirava os autores clássicos e suas obras devido a qualidade da escrita e seu pioneirismo nas histórias. Ainda hoje admiro e gosto de ler sobre temas históricos. É um gosto pessoal por descobrir o passado. Indico aos estudantes que descubram, primeiramente, o pioneirismo da literatura clássica e depois se atualizem com as coisas mais de seu tempo.


19) Qual recado deixaria aos leitores do seu blog?

Sérgio Torres: Leiam, apreciem, mas procurem deixar um comentário quando visitar. Se o texto está lhe parecendo fugaz (rápido, passageiro, inútil), a visita, quando não se tem comentário é que acaba se tornando fugaz. A culpa é da modernização através da eletrônica. Meu recado é que o leitor mostre que esteve navegando pela página.


20) Como se pode ter contato com o seu trabalho?

Sérgio Torres: Quem quiser visitar meu trabalho, ter conhecimento dele, de minha cidade, é só acessar o endereço BLOG ALVO NOTÍCIAS . Se desejar enviar um e-mail o endereço também está lá no cabeçalho.
Caso tiver curiosidade para tanto, também pode visitar meu perfil no Orkut (SÉRGIO TORRES – MÍDIA MAN). No mais, agradeço o site pela entrevista e pela iniciativa.



18/07/2011


Coordenação e realização:
Prof. Pedro César Alves, Araçatuba/SP.



Para conferir essa e outras entrevistas com a intelectualidade araçatubense:







 













Nenhum comentário:

Postar um comentário