segunda-feira, 12 de março de 2012

     ATA DA ASSEMBLEIA DA FETEG TRIÊNIO 2009-2012.

     Aos onze dias do mês de fevereiro de dois mil e doze, às dezessete horas, em segunda convocação, iniciou-se a Assembleia Geral da Feteg, no Centro Cultural Cara Vídeo, na Rua 83, Setor Sul, com a presença de quatro Diretores da FETEG (Danilo Alencar, Marcos Lotufo, Marcelo Carneiro e Norval Berbari) e mais 12 representantes de grupos, num total de 18 presentes, conforme lista de anexa. O presidente da FETEG, Danilo Alencar, abriu a assembleia às dezessete horas, dando boas-vindas, convidando os diretores da federação para tomarem assento à frente e em seguida fez a leitura da pauta conforme convocação, a saber:
1. Informes Gerais;
2. Aprovação do Regimento Eleitoral;
3. Discussão sobre o Congresso Eleitoral da FETEG em abril;
4. Atividades em Comemoração ao Dia do Teatro, 27 de março;
5. Realização de Atividades: Seminários e apresentações de teatro em comemoração à semana do teatro;
dentre outros assuntos.
     O presidente passou a palavra ao Marcos Lotufo que abriu os informes gerais onde explicou o motivo da convocação desta assembléia que sempre se realiza nessa época anterior à eleição. Citou um ponto fora de pauta que é a preparação da Conferência Estadual de Cultura que deve ser discutida entre a classe. Ficou a sugestão de marcar uma reunião presencial em outra oportunidade para a discussão do presente tema. Danilo propôs o inicio da leitura da minuta do Regimento Eleitoral, e propõe que cada presente acompanhe a leitura e que em havendo necessidade de discutir ou esclarecer quaisquer pontos que faça o destaque para ser debatido no final da leitura e votado por todos. Marcos Lotufo iniciou a leitura e foram feitos alguns destaques para esclarecimentos e discussão. Dentre os destaques discutidos e mudados estão:
-Norval Berbari destacou o § 2º do Art. 2, que diz que “a comissão eleitoral deve convocar expressamente os representantes das chapas registradas para participarem de todas as reuniões a serem realizadas”. Foi substituído do texto “todas as reuniões” para “reuniões que se julguem necessárias a presença de um representante de cada chapa inscrita”.
-Item III, do Art. 6, destaque feito por Marcos Lotufo, onde consta “dos candidatos, onde uma pessoa não possa inscrever em mais de uma chapa”; este item foi alterado para “somente os cargos de presidente e vice-presidente não pode haver inscrição de uma mesma pessoa em mais de uma chapa, mas para outros cargos, uma mesma pessoa pode constar em chapas diferentes”.
-O § 2º, do Artigo 10, destaque feito por Marcos Lotufo, onde consta que “nenhum filiado poderá se inscrever em mais de uma chapa” foi suprimido.
     Finda a leitura e discussão do Regimento Eleitoral, o mesmo foi aprovado pelos presentes. Norval diz que agora se faz necessário dar seguimentos a outras providências, tais como, definir a comissão eleitoral, definir a data da eleição, definir prazo para a inscrição das chapas, data limite para os filiados apresentares propostas de reforma estatutária, data limite para que os filiados estejam em condições e com direito a voz, voto e candidatar-se (como exige o estatuto), se a Feteg exigiria dos filiados também o pagamento da anuidade referente a março deste ano para estar em dia com suas obrigações. A direção da assembleia da FETEG perguntou aos pressentes se alguém se disporia em candidatar-se para composição da comissão eleitoral. Não havendo quaisquer manifestações neste sentido, foi apresentada a sugestão adotada na eleição anterior de que sejam convidas outras entidades de classe para indicar pessoas não vinculadas à FETEG e aos seus associados para participar desta comissão, ficando assim aprovado pelos presentes.
     Lotufo expõe a sugestão e pedido da diretoria da FETEG para que a data da eleição seja específica e sugere o dia 14 de abril, mesmo que esta ultrapasse duas semanas após o término do período estabelecido em estatuto para o fim do mandato da diretoria atual, em 02 de abril em razão dos motivos que foram expostos por Marcos Lotufo e Marcelo Carneiro: a diretoria apresentou as sugestões de eventos a serem organizados para anteceder à eleição:
-dias 16 e 17 de março, apoio e parceria ao Fórum Goiano de Teatro, realizado pela Anthropos Cia de Teatro;
-dia 27/03, evento comemorativo à celebração do Dia Mundial do Teatro;
-dias 30, 31/03 e 01/04, realização de um Congresso Regional de Artes Cênicas.
     A sugestão da diretoria da FETEG é que estes eventos possam auxiliar na mobilização e discussão entre um maior número de interessados e de associados sobre o processo eleitoral da federação, possibilitando encontros da classe para que participem e/ou formem chapas, no intuito de fortalecer a entidade. Foram colocadas diversas opiniões entre os presentes e o cronograma dos eventos apresentado e em seguida, Norval submeteu à votação da assembleia e foi aprovado pelos presentes, à unanimidade, que a realização do congresso estadual com prestação de contas, planejamento das ações para o próximo triênio, eleições e posse da nova diretoria no dia 14 de abril em local a ser divulgado com antecedência pela Feteg. Carneiro expõe ideias para o dia 27/03, onde a diretoria tem a pauta no Teatro do SESI, onde será organizado à cerimônia no período da noite para a comemoração ao dia do teatro; outra sugestão é realizarmos intervenções artísticas, ao meio-dia do dia 27/03, no centro da cidade de Goiânia e que este evento seja feito, concomitantemente, em outras cidades do interior, no mesmo dia e horário a ser sugerido e divulgado aos filiados. Lotufo faz considerações no sentido de que este evento não ser um protesto da classe teatral, mas um dia para celebrar o teatro. Robert (Encant’Art de Anicuns) solicita o apoio da FETEG para que um grupo teatral faça uma apresentação na cidade de Anicuns fazendo parte da comemoração do dia do teatro a ser organizado na sua cidade e que disponibilizará a estrutura do centro de convenções com 600 lugares e público. Norval expõe a necessidade da deliberação sobre os períodos e datas para providências que antecedem a realização do congresso para efeitos eleitorais e, após as discussões foi aprovado pelos presentes o período compreendido entre os dias 25/março a 06/abril, para inscrições de chapas para concorrer as eleições da Feteg, sendo que essas inscrições deverão ser feitas em horário comercial, em local que será divulgado posteriormente. Outras datas também foram aprovadas pela assembleia geral. Assim, ficou definida a data de 30 de março do corrente ano para que os grupos que estão inadimplentes regularizarem as anuidades dos últimos 03 (três) anos e esta data também será o último prazo para aceitação de novas filiações onde terão a garantia da participação no processo eleitoral para votação e/ou candidatura. E no mesmo dia (30/03) é o prazo limite para que os interessados possam apresentar propostas de alterações estatutárias a serem discutidas no congresso estadual e eleitoral, do dia 14/04.
     Às dezenove horas e doze minutos o presidente Danilo Alencar encerrou-se a presente assembleia geral, e para constar foi lavrada a presente ata que após lida a achada conforme vai assinada por mim, Marcelo Carneiro, secretário, que a mesma lavrei e e pelo presidente da Federação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário