quarta-feira, 28 de março de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO


Professor Jesse Godoy


A EDUCAÇÃO EM GOIÁS

     O regime político e o modelo socioeconômico impostos nos últimos anos à nação brasileira, produziram danos marcantes na qualidade do ensino de nossas escolas. A política educacional implantada levou à progressiva desobrigação do Estado com o custeio da Educação e à expansão do ensino privado. Assim, a Educação está aberta à ação dos empresários do ensino, sujeita às leis da iniciativa privada, sendo negociada como mercadoria entre as partes interessadas em vender e comprar, o que revela o caráter elitista do atual processo educacional.
     Não há apenas ideias opostas ou ideias diferentes a respeito da Educação em sua essência e seus fins. Há interesses econômicos e políticos que se projetam sobre ela, interesses como em Goiás .
     O governador Marconi Ferreira Perillo Júnior e o secretário de Educação, Tiago Peixoto e a maioria dos deputados aplicaram um duro golpe aos 29 mil professores da rede estadual de ensino de Goiás com a retirada da titularidade e achatamento de carreira. Direitos adquiridos com lutas.
     Apresenta-se, assim, um novo plano de carreira sem regras (seleção política) e o secretário usa a mídia para atacar com acusações superficiais e mentirosas.
     O governador Marconi está na contramão do desenvolvimento. Sempre esteve. Em vez de aumentar os investimentos na Educação - investir pelo menos os 25% garantido em lei e valorizar todos os trabalhadores da Educação - o governador - se podemos chamá-lo de governador - prefere o caminho da destruição.
     O governo federal investiu em livros para as bibliotecas em Goiás e o governador demitiu todos os bibliotecários e os guardas das escolas.
     A maioria das escolas em Goiás está em condição precária. Em Jataí foram interditadas cinco que estavam "caindo" sobre os alunos. As que estão funcionando vão sendo depredadas por falta de guardas. Não podemos e não vamos nos calar diante de um mequetrefe.
     Uma nação se constrói com políticos inteligentes e com investimentos em Educação como fizeram a Coréia, Japão e vários outros países que hoje estão em uma condição privilegiada.


Professor Jesse Godoy de Assis é
pedagogo, mestrando em filosofia e hipnoterapeuta em Jataí





Nenhum comentário:

Postar um comentário