sábado, 19 de janeiro de 2013

PASSAGEM DE COMANDO NO 41º BIMtz EM JATAÍ
































________________________________________________________________________________



CORONEL QUEIROZ ASSUME COMANDO DO 41º BIMtz EM JATAÍ EM SUBSTITUIÇÃO A MENDONÇA 
Novo comandante estava servindo em brigada de garantia de lei e ordem, também conhecida por ações em conflitos urbanos e contra o crime organizado.


     O coronel de Infantaria, Carlos Eduardo Gomes de Queiroz, 49 anos, militarmente chamado de cel. QUEIROZ, tornou-se o novo comandante do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado (Batalhão General Xavier Curado, A Sentinela do Cerrado), sediado em Jataí, para os próximos dois anos: 2013-2014. No evento de Passagem de Comando, realizada no dia 16 de janeiro de 2013, e que contou com a participação de todo o efetivo do batalhão, além do vice-prefeito Reni Garcia, secretários municipais, vereadores, autoridades eclesiásticas (padres e o bispo), convidados especiais e a imprensa, ele assumiu o posto até então ocupado pelo coronel de Infantaria, Marcos Venício Mendonça (cel. MENDONÇA), em cerimônia presidida (oficializada) pelo superior dos dois, o general de brigada, Ronaldo Pierre Cavalcante Lundgren (gen. bda. LUNDGREN) que é comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada sediada em Cristalina-GO. O ofício de substituição foi expedido ainda em 18 de junho de 2012. O coronel Queiroz também é carioca (como o ex-comandante Mendonça) e estava servindo no Comando da 11ª Brigada de Infantaria Leve (GLO-Garantia de Lei e Ordem) sediada em Campinas (SP). Em suas palavras iniciais, cel. Queiroz disse que vai procurar, inicialmente, tomar conhecimento da complexidade do batalhão e, depois, dar prosseguimento aos trabalhos do cel. Mendonça. 

     CARREIRA – O cel. Queiroz entrou para o Exército em 1981 e em seu currículo destacam-se títulos de formações acadêmicas, ascensões em comandos militares, cumprimentos de missões de paz e condecorações honrosas. Ele é mestre em Ciências Militares, foi instrutor na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (1992-1995), foi comandante da Cia de Comando da 11ª Brigada de Infantaria Blindada (2001-2002), foi subcomandante do Batalhão de Comando e Serviços da Academia Militar das Agulhas Negras e chefe da Divisão de Ensino da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. No Estado Maior, foi oficial de Inteligência do 2º Batalhão de Força de Paz no Haiti e oficial de Operações da 11ª Brigada de Infantaria Leve (GLO) – essa é a brigada que assumiu o comando da Força de Pacificação do Complexo do Alemão e da Penha no Rio de Janeiro. No decorrer de sua carreira militar, o cel. Queiroz foi condecorado com a Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador, Medalha do Corpo de Tropa de Bronze, Medalha da ONU-Haiti, Medalha Marechal Trompowsky e Distintivo de Comando Prateado. Queiroz alcançou a promoção de coronel em 31 de agosto de 2012 e é casado com Virgínia e tem uma filha chamada Sara.