quinta-feira, 16 de setembro de 2010

PROGRAMAS RECEBEM MATERIAIS ESPORTIVOS

FOTOS: SEMEL

Aconteceu na manhã dessa quarta feira, dia 15 de setembro de 2010, uma cerimônia para entrega de materiais esportivos adquiridos com recursos da Lei Pelé para as equipes de esporte especializados da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer-SEMEL (Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol e Atletismo – “Projeto A Vitória é Nossa”) e dos materiais recebidos do SESI – Serviço Social da Indústria para os alunos do “Programa Sesi Atleta do Futuro”. O evento aconteceu na sede do Jataí Atlético Clube – JAC, onde diversas autoridades do município, atletas e treinadores estiveram presentes. O encontro foi entre os representantes das entidades parceiras e ocorreu a partir das 8h30min. Também estavam presentes representantes da Prefeitura de Jataí (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer-SEMEL e Secretaria Municipal da Educação-SME), do Serviço Social da Indústria-SESI e do próprio JAC, além de professores e monitores do projeto na cidade.

ATLETA DO FUTURO - O Programa Sesi Atleta do Futuro se baseia na iniciação e prática esportiva com o objetivo de socializar crianças e formar cidadãos conscientes. Para isso é necessário haver uma praça esportiva em condições de receber inúmeros alunos e desenvolver atividades físicas, lúdicas e disciplinares. Também é preciso fornecer assistência de saúde aos garotos. Dentre às várias modalidades dentro do programa, a mais procurada é o futebol.

A CERIMÔNIA - Depois de um balanço com a apresentação dos resultados alcançados com a integração entre as entidades, mais 200 vagas foram anunciadas para o ano de 2011 dentro do Programa Sesi Atleta do Futuro, o que acabou sendo uma demonstração de satisfação do SESI com o projeto desenvolvido em Jataí. “Teremos aí, nos próximos seis anos, os três maiores eventos esportivos mundiais (Olimpíadas Londres 2012, Copa do Mundo Brasil 2014 e Olimpíadas Rio 2016) e precisamos preparar nossos atletas para também participarem dessa ‘festa’”, disse em entrevista o secretário municipal do Esporte e Lazer, José Carlos Teixeira Queiroz. “Temos que preparar nossos atletas, que são os atletas do futuro, para, com isso, também estarmos fazendo um trabalho social e buscando tirar essas crianças das ruas, dos vícios e das drogas”, complementou José Carlos empolgado pela alegria da entrega dos materiais esportivos.

Por sua vez, o professor do projeto, Roberto Oliveira Valente, fez uma avaliação positiva dos trabalhos: “Hoje, o Programa Sesi Atleta do Futuro aqui em Jataí conseguiu ter um aumento em sua cota. De 700, pulamos para 900 alunos para o ano de 2011”, disse Roberto Valente reconhecendo o quanto foi importantes às atividades e os eventos promovidos no período de vigência do programa. “ Não só eventos esportivos mas também eventos voltados para a educação dessas crianças”.

A Secretaria Municipal de Educação, como uma das parceiras mais importantes dentro do projeto, também foi beneficiada na forma social, uma vez que houve uma melhora no comportamento dos alunos em sala de aula no ensino fundamental.

Umas das responsáveis pelo JAC, Cristiane, entretanto fez questão de explicar exatamente como é o Programa Sesi Atleta do Futuro. “É importante salientar que não se trata de um projeto de formação esportiva (descobrir talentos no esporte) e sim um projeto que se utiliza do esporte como ferramenta socioeducativa. Então trabalhamos a iniciação das modalidades, o lúdico, a questão do lazer para os meninos menores e, dentro, disso, formamos cidadãos”, destacou Cristiane. “Temos atividades que visam os temas transversais: Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, a questão da Família e a Ética”, completou a representante do JAC esclarecendo que o programa trabalha esses temas em conjunto com as famílias dos alunos para conseguir um resultado 100%.

Dentre os materiais entregues estavam bolas, cones, jogos de uniformes, além de objetos para premiações como medalhas e troféus. Além dos parceiros do projeto, também estiveram presentes à cerimônia representantes da Secretaria Municipal de Trânsito-SMT, Liga Desportiva de Jataí-LDJ, câmara de vereadores, imprensa local e outros órgãos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário