terça-feira, 15 de março de 2011

FANZINE COLOCA INFORMAÇÃO À MÃO


Marquinho Carvalho (a direita) e o jornalista Jesus Manoel (revista Metas): coquetel de apresentação do novo fanzine 

     Ele tem quatro páginas, é todo em cores, tem o formato ‘a quatro’, circulará mensalmente e foi confeccionado em cinco mil unidades. Trata-se do Fanzine Cultura Jataí, veículo de comunicação agora lançado pela Secretaria Municipal da Cultura. Órgão no estilo informativo, o fanzine pretende elevar o alcance das informações e divulgar a programação e as atividades artísticas e culturais da cidade. Com ele acabou-se a desculpa em dizer que não se sabia quando e onde um determinado evento iria acontecer. É possível, por exemplo, saber quando haverá uma exposições de arte, um lançamento de livro, um curso de desenho, além dos horários de funcionamentos dos museus, realização de concursos, dentre vários outros. Seu lançamento foi durante um coquetel para a imprensa no saguão do piso superior do Centro Cultural Basileu Toledo França, na noite da segunda-feira, 14 de março de 2011. O secretário Marquinho Carvalho demonstrou sua ambição em colocar o circuito artístico apoiado pela municipalidade, literalmente, nas mãos dos cidadãos.
     O Fanzine Cultura Jataí, em sua edição nº 1, traz na primeira página uma reprodução de um quadro do artista plástico Altino. Esse tipo de homenagem pretende ocorrer também com vários outros artistas - para a edição nº 2 a primeira página trará a reprodução de um trabalho do talentoso e saudoso fotógrafo jataiense Samuel Costa. Na segunda página o leitor encontra a palavra do secretário Marquinho Carvalho além de um comunicado e os horários de funcionamento dos espaços culturais da cidade. São informações muito úteis ao público. Na terceira página vê-se uma extensa agenda de cursos e concursos ofertados pelos mesmos espaços culturais. Isso acaba sendo uma boa pedida para quem quer ingressar na carreira artística desenvolvendo seus dons. Já na quarta e última página o leitor depara-se com vagas em turmas de ensino e acompanha uma útil e prática agenda cultural. Assim só não freqüenta as casas de cultura quem não quiser. Referente à distribuição do periódico, a idéia do secretário é fazê-lo servir de uma opção a mais e atingir aquele público que não consegue obter essas informações através do noticiário da imprensa. “O fanzine é para atingir, justamente, a população que tem menos acesso aos meios de comunicação por estar trabalhando nos horários em passam os jornais ou que tenha pouco acesso a internet. A idéia é, justamente, estender a comunicação entre esse público e o artista”, disse Marquinho Carvalho. Para o mês de abril a cidade deverá estar com uma extensa atividade cultural e o informativo deverá ser uma peça bastante útil na divulgação dessas movimentações.



VEJA MAIS REGISTROS DO LANÇAMENTO:

Convidados do secretário: Jesus Manoel (revista Metas), Marquinho Carvalho (secretário de Cultura), Fabélia Oliveira (TV Jatai) e, embaixo, Gideone Rosa (site Jataí News). 


Boa recepção: muitos comes e bebes oferecidos pela secretaria de Cultura a repórteres e jornalistas na noite do fanzine.


Entre vários veículos: Izaac Zanacci (revista Oobah!), Marquinho Carvalho (secretário da Cultura), Cristiane (rádio Transamérica FM) e Fabélia Oliveira (TV Jataí).


O Fanzine Cultura Jataí teve a o projeto visual desenvolvido pelo funcionário da secretaria de Cultura e artista gráfico Leonardo Padilha.


O secretário da Cultura de Jataí, Marquinho Carvalho teve a idéia de lançar o fanzine para atingir o público que não consegue ver a agenda cultural pela imprensa.


O Fanzine Cultura Jataí pretende valorizar os artistas locais e apresentar ao público as atividades culturais de museus, escolas de arte, além da biblioteca municipal e da casa do artesão de Jataí, dentre outros.



VEJA SEPARADAMENTE:

EDIÇÃO 1, PÁGINA 1





 EDIÇÃO 1, PÁGINA 2






 EDIÇÃO 1, PÁGINA 3






 EDIÇÃO 1, PÁGINA 4







Nenhum comentário:

Postar um comentário