domingo, 15 de maio de 2011

FEDERAÇÃO DE TEATRO NA ATIVIDADE






FESTIVAL TERMINA HOJE COM TRAVESSIA PARTE 2
ESPETÁCULO ESTÁ PROGRAMADO PARA AS 20 H. EM SEGUIDA ACONTECE A PREMIAÇÃO AOS MELHORES


VEJA SOBRE O ESPETÁCULO:
O quão longe podemos ir quando saímos de nossa casa, de nossa terra? Quando nos lançamos naquela velha estrada de rumos desconhecidos, a estrada das mutações, das transformações? Para onde nos levam estes ventos que sopram nos assobiando um inquietante desejo de transcender, de evoluir, e que preços pagamos por esta evolução? Que aventuras nos reservam estas trilhas sem placas, mas repletas de sinais? De Tão Longe Venho Vindo quer nos levar para os confins do “não lugar”, este lugar que na verdade é o percurso. Uma etapa da travessia vivida num instante incrível que se constrói com os encontros que vivemos e desencontros que não vimos desde a partida, de vidas que se esbarram, se repelem e se fundem, de seres que nascem e renascem em uma eterna busca.


Travessia transporta o expectador para o "lugar algum" e causa impacto visual


Apresentação será às 20 h e encerra o 14º Festival de Teatro da Feteg



Ficha Técnica:

Espetáculo "Travessia - Parte II: de Tão Longe Venho Vindo"

Atuação e criação: Nando Rocha e Pablo Angelino
Orientação da criação artística e treinamento Butoh: Tadashi Endo
Assessoria de criação e montagem: Paula Beatriz
Colaboração técnico-criativa: Léo França e Héctor Soberon
Composição de trilha sonora original: Rebeca Neto
Assessoria em dança: Edelweiss Vieira
Professor de pilates: João Bragança
Professor de canto: Edson Fernandes
Professor de Yôga: Pedro Carrer
Desenho de luz: Alinne Mendes e Nando Rocha
Operação e montagem de som: Ilka Portela
Figurinos e cenotécnica: Jô de Oliveira
Confecção: Maria Eunice Angelino
Identidade visual: Pepperoni Design
Produção: Grupo Teatro Ritual






BOLA DE BERLIM FECHOU O SÁBADO
ESPETÁCULO DE FISIONOMIAS E PROFUNDIDADE EXISTENCIAL ENCERROU O PENÚLTIMO DIA DO FESTIVAL


VEJA SOBRE O ESPETÁCULO:
Num diálogo entre as fisionomias do homem moderno e a obra de Edgar Allan Poe, “A queda da casa de Usher”, o Grupo de Teatro Bastet recria neste espetáculo as sensações e emoções causadas pelos maiores medos da humanidade: a solidão e a morte.
O surrealismo presente nas obras de Salvador Dalí, André Breton, Luiz Buñuel e mais recentemente em David Lynch serviu como matéria prima para a pesquisa que visa agregar valores e sentidos estéticos mais profundos a este trabalho. A peça goza da estrutura baseada em roteiro de cinema. A história não começa do início, necessariamente, mas assume uma narrativa circular, evocando a sensação de flash back.
Neste universo onírico, onde o sonho e a realidade se misturam, se desenvolve a trama de Bola de Berlim uma saudação ao inconsciente, uma inspiração ao submundo imagético do homem.
Catarina e Jorge, irmãos gêmeos, vivem afastados da civilização e sequer sabem da existência de um mundo fora dos muros da propriedade em que habitam. Criados pelos avós e em seguida por um amigo da família os dois foram abandonados pelo tutor e estão prestes a descobrir o segredo que os mantém presos à casa onde vivem.
A imagem criada de um mundo além da barreira dos olhos vem dos livros, quadros e histórias. A relação entre o mundo exterior e o mundo interior é criada por suas próprias mentes, que desconstroem o material recebido para construir uma alegoria onde os olhares do adulto e da criança se misturam.
Sem contato com familiares ou amigos, Catarina e Jorge vivem uma situação limite entre o amor e o incesto, a realidade e o mundo da fantasia, o medo como prazer e o pavor da morte. As personagens vacilam entre as lembranças e o presente em cenas recheadas de surrealismo, onde é questionado o conceito de realidade como algo único e palpável.

O espetáculo Bola de Belim foi apresentado no sábado, 14 de maio, como parte da programação do 14º Festival de Teatro da Feteg


Bola de Berlim recria, através das fisionomias de dois irmãos gêmeos, o medo da solidão e da morte




Ficha Técnica

Espetáculo “Bola de Berlim” – Grupo de Teatro Bastet
Riso, Sangue e Alguns Atores Fumegantes – Temporada 8 anos Grupo de Teatro Bastet

Direção: Alexandre Augusto
Atuação e Criação: Sandra Santiago e Thiago Moura
Atores Invisíveis: Alinne Mendes e Jonathan Sena
Narrador: Duca Rodrigues
Preparação Corporal: Kleber Damaso
Preparação vocal: Maria Angélica Pantarotto
Animação do Prólogo: Tubo Consultoria
Pesquisa Sonora: Romildo Villa Verde
Trilha Sonora: Sandra Santiago
Operação de som: Izabelle Mamede
Iluminação: Alexandre Greco
Cenografia: Wagner Gonçalves
Figurinos: Sociedade de Planejamento em Moda
Material Gráfico: Pepperoni Estúdio de Design
Confecção de cabeças: Deidian da Costa Lucas e Edimar Pereira
Fotografia: Layza Vasconcelos
Filmagem: Eduardo Castro
Registro: Gilson P. Borges







RAPIDINHAS FETEG
(Federação Goiana de Teatro) 

    INFORMATIVO E DIVULGAÇÃO   

GOIÂNIA, 6 DE MAIO DE 2011

Na próxima quarta-feira, 11 de maio, às 20 h, no Goiânia Ouro, ABERTURA DO FESTIVAL DE TEATRO DA FETEG (que acontecerá de 11 a 15 de maio de 2011) com as apresentações dos espetáculos "BALANÇO", "A ÁRVORE DOS MAMULENGOS", "AMOR I LOVE YOU", "BOLA DE BERLIM" e "TRAVESSIA PARTE II". Acontecerá ainda, na mesma oportunidade, o VI Festival de Cenas Curtas. PROGRAME-SE, Participe!


Flyer com toda a programação



 

RAPIDINHAS FETEG (Federação Goiana de Teatro) 
INFORMATIVO E DIVULGAÇÃO
GOIÂNIA, 26 DE ABRIL DE 2011

VI FESTIVAL DE CENAS CURTAS: Inscrições abertas até 29
Estão abertas as inscrições para o VI FESTIVAL CENAS CURTAS DA FETEG com premiação em dinheiro e troféus e que acontecerá no Café Goiânia Ouro durante o Festival de Teatro. Regulamento mais abaixo.
OBS: As inscrições poderão ser feitas por e-mail. Basta preencher a ficha de inscrição, imprimí-la, assinar, escanear e enviar para a Feteg em resposta com o assunto: INSCRIÇÃO CENA CURTA

SERVIÇO: VI FESTIVAL CENAS CURTAS DE TEATRO
DIAS 12, 13, 14 e 15 DE MAIO
ÀS 19:30 HORAS
NO CAFÉ DO GOIÂNIA OURO
INSCRIÇÕES ATÉ 29 DE ABRIL
PARTICIPE !!!
....................................
 
CARTA ABERTA AOS FAZEDORES DE TEATRO DE GOIÁS
 
Prezados amigos e colegas fazedores de teatro e que fazem o teatro acontecer em Goiás

Goiânia, 18 de abril de 2011

Prezados amigos e fazedores do Teatro Goiano,

Recebemos, após a divulgação dos resultados dos selecionados para o XIV Festival de Teatro da Feteg, alguns depoimentos que gostaríamos de comentar a seguir. Vamos procurar responder de forma abrangente e que enfoque as questões levantadas de forma mais genérica.
Antes de mais nada, queremos dizer que, apesar dos erros e enganos apontados ou talvez justamente por isso, as críticas são muito bem-vindas; é baseado nelas que podemos avançar e buscar o acerto.
Todas as dificuldades apontadas no texto do companheiro Franco Pimentel fazem transparecer a dificuldade de se organizar um festival. Companheiros com experiência no assunto apontam inúmeras críticas das quais também são alvo bem como a quase impossibilidade de contemplar nossas necessidades com condições tão adversas.
Enquanto atual diretoria da Feteg, assumimos os erros cometidos afirmando que são fruto da enorme vontade de acertar e que todas as decisões tomadas foram em virtude de erros passados apontados por companheiros.
Sugerimos que demos continuidade a uma antiga discussão que vem sendo levada com descontinuidade sobre os festivais e, principalmente, sobre objetivos e funções da Feteg.
As reuniões de diretoria continuam acontecendo às 3ªs-feiras das 7:30h às 9:00h na Oficina Cultural Geppetto e, quando os assuntos necessitam outros horários e momentos, estamos sempre dispostos a abrir agenda.
Assim, solicitamos a todos que participem de nossas reuniões, sempre abertas, e proponham encontros de trabalho para que possamos caminhar juntos e buscar soluções mais amplas e satisfatórias.
Agradecemos mais uma vez a participação crescente de todos e o engajamento em prol da classe,
Com grande respeito,

Danilo Alencar - presidente






RAPIDINHAS FETEG (Federação Goiana de Teatro)
INFORMATIVO E DIVULGAÇÃO
GOIÂNIA, 14 DE ABRIL DE 2011  

FESTIVAL DE TEATRO: Espetáculos selecionados
Em cumprimento ao contido no Regulamento do 14o Festival de Teatro da Feteg, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de maio no Goiânia Ouro, a Federação apresenta, em anexo, o resultado e classificação dos 05 melhores avaliados e 02 suplentes dentre os 22 espetáculos inscritos. A pontuação dos não selecionados poderá ser obtida, pelo representante do grupo, mediante solicitação através deste e-mail.A Feteg agradece e parabeniza os selecionados e todos os demais inscritos que, conforme texto dos curadores, são trabalhos de "rica, consistente e madura produção teatral goiana."

TEXTO DA CURADORIA

A seleção dos espetáculos que compõem a 14ª edição do FETEG priorizou a qualidade - nas dimensões técnica e poética - dos espetáculos inscritos. Nenhuma distinção foi feita entre artistas de vasta ou recente experiência e história. Por ser um festival de forte inserção regional, a curadoria selecionou uma amostra de trabalhos que pudesse oferecer ao público a diversidade estética e temática do teatro contemporâneo goiano. Este foi um critério afirmativo. Os espetáculos parecem fazer parte de uma inquietação artística maior que eles mesmos, uma inquietação que os gerou e que carrega o embrião de novos e potentes trabalhos. Procuramos, também, valorizar - como forma de incentivo - artistas e grupos que demonstraram em seus projetos potenciais para interagir e atuar em redes ou junto a outros coletivos, deixando reverberar seu teatro em múltiplos contextos. Por fim, buscamos alinhar o festival às discussões conceituais e práticas que atravessam o teatro hoje no que diz respeito ao hibridismo de linguagens, ao contato, ao atrito entre novas criações, novos criadores e novos públicos. Esses foram alguns dos princípios que nortearam esse recorte conceitual da curadoria.


Gostaríamos de compartilhar ainda a difícil tarefa de selecionar apenas cinco projetos em meio a vinte e duas propostas e agradecer a oportunidade de poder conhecer um pouco mais da rica, consistente e madura produção teatral goiana. O nosso olhar é apenas um, entre os múltiplos pontos de vista que podem mirá-la!
 


Curadores

Francis Wilker é Diretor do grupo brasiliense Teatro do Concreto. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Finaliza pesquisa sobre encenação em espaços urbanos no curso de especialização em Direção Teatral da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, instituição onde atua como docente desde 2004 e também já ocupou a função dei coordenador do curso de graduação em artes cênicas. É consultor do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) na área de teatro socioeducativo e teatro nas indústrias. Gerente de projetos da Fundação Brasileira de Teatro e presidente da Organização Cultural Filhos do Beco. Como pesquisador da área teatral tem ministrado palestras e oficinas em diversos projetos, atuado como jurado e curador de festivais e colaborado com a TV Escola, o portal Primeiro Sinal e outras publicações com artigos sobre teatro brasileiro contemporâneo.

Glauber Coradesqui é professor de teatro e produtor cultural, licenciado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. É professor da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, onde coordenou o curso de teatro e atua como docente nas disciplinas da licenciatura e do bacharelado. Trabalhou por três anos como coordenador de pesquisa e projetos da Fundação Athos Bulcão, tendo assumido a coordenação do Festival de Teatro na Escola e a curadoria do Fórum de Educação e Artes Cênicas do Distrito Federal (2007). Em 2010, organizou e escreveu o livro Teatro na Escola - Experiências e Olhares, que analisa a trajetória do maior projeto de educação teatral do DF e lança propostas para o ensino das artes cênicas. É co-autor da disciplina Estágio Supervisionado em Teatro 4, na Universidade Aberta do Brasil. Passou por um período de estudos em Londres, Inglaterra, onde fez cursos nas áreas de Direção Teatral (Central School of Speech and Drama) e História da Arte (Central Saint Martins).
..........................

VI FESTIVAL DE CENAS CURTAS: Inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o VI FESTIVAL CENAS CURTAS DA FETEG com premiação em dinheiro e troféus e que acontecerá no Café Goiânia Ouro durante o Festival de Teatro.

6º FESTIVAL DE CENAS CURTAS DE TEATRO DA FETEG 2011

REGULAMENTO GERAL

1. A 6ª edição do FESTIVAL DE CENAS CURTAS DE TEATRO DA FETEG acontecerá no Café Goiânia Ouro entre os dias 12 a 15 de maio a partir das 19:30 horas integrando o "14º Festival de Teatro da Feteg" e tem como objetivo valorizar o trabalho de atores experientes e descobrir novos talentos no cenário teatral de Goiás, estimular a criação e a produção dos diversos grupos teatrais existentes na cidade de Goiânia e no Estado de Goiás.

2. OBJETIVO: O festival promove um desafio direcionado para artistas cênicos (atores, performers, clowns, dançarinos, etc) à elaborarem cenas (esquete, performance, happening, gag, número, etc) individuais ou coletivas que de forma instigante explore e apresente as diversas possibilidades performáticas do ator utilizando pouco tempo, poucos recursos cênicos e o máximo de criatividade e potencial expressivo do artista.

3. TEMA: O tema é livre, podendo apresentar cenas sobre qualquer assunto. Serão aceitos textos e roteiros conhecidos e/ou inéditos. O Festival de CENAS CURTAS, além de incentivar a encenação de cenas sem texto literário (escrito) e a encenação de bons textos com uma visão contemporânea, pretende abrir espaço para que novos escritores e roteiristas divulguem seus próprios trabalhos.

4. PARTICIPANTES

 Poderão participar do FESTIVAL DE CENAS CURTAS grupos e atores amadores ou profissionais filiados ou não à Feteg.

 Só poderão se inscrever cenas/esquetes com no máximo 05 atores (devido às dimensões do espaço disponível para a encenação).

 Cada grupo deverá eleger seu representante, que será o responsável pela inscrição e comunicação entre o grupo e a coordenação do evento.

5. MATERIAL DE INSCRIÇÃO – OBRIGATÓRIO: O material deverá ser entregue impresso e apresentado em três vias em envelope com o nome do grupo e o título da CENA/esquete contendo:

 Ficha de inscrição completa uma via (seguir modelo em anexo);

 Texto da encenação, se houver, em três vias;

 Uma lauda contendo a proposta de encenação para a cena/esquete (disposição cênica, utilização de objetos (ainda que provisório) e outros aspectos e especificações relevantes da encenação).

 Liberação do autor ou declaração de domínio público, autoria ou responsabilidade pelo texto;

 Liberação do Ecad ou declaração de domínio público, autoria ou responsabilidade em caso de utilização de músicas.

6. VALOR E PERÍODO DE INSCRIÇÃO

 Os grupos/Cias filiados à Feteg e em dia com suas obrigações financeiras (anuidades) poderão inscrever, gratuitamente, até duas cenas curtas. Os não filiados poderão inscrever cenas curtas que terão o valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) cada cena inscrita;

 As inscrições serão feitas até o dia 28 de abril de 2011 - na rua 100 nº 75, setor sul, Goiânia Go. Podendo ser feita a pré-inscrição através do e-mail feteg2005@yahoo.com.br com o assunto inscrição de CENA CURTA.

7. SOBRE A APRESENTAÇÃO DA CENA CURTA/ESQUETE

 As cenas curtas, não poderão possuir cenário fixo nem elementos que prejudiquem a troca de cena rápida entre uma e outra.

 O Tempo máximo de montagem e desmontagem: 2 minutos para cada cena curta.

 Cada cena terá no máximo até 05 minutos para a apresentação. A Cena Curta que ultrapassar o tempo estipulado perderá pontos na avaliação do júri.

 O grupo que não cumprir com os itens que enviou em sua inscrição, estará desclassificado se não avisar qualquer mudança (alterações) à produção do evento com antecedência de no mínimo 48 horas.

 Os recursos de iluminação disponíveis serão os mesmos a todas as cenas. Iluminação extra ficará por conta da cena (desde que não interfiram na cena seguinte).

08. JURADOS: Os jurados serão escolhidos pela organização, dentre os profissionais atuantes na área do teatro em nosso estado.

09. PREMIAÇÃO: O Festival irá oferecer premiação em dinheiro os melhores avaliados, assim definidos:

 Melhor atriz: 100,00 e troféu

 Melhor ator: 100,00 e troféu

 3º lugar: Melhor Cena Curta: R$ 200,00 e troféu

 2º lugar: Melhor Cena Curta: R$ 300,00 e troféu

 1º lugar: Melhor Cena Curta: R$ 400,00 e troféu

10. OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 As apresentações acontecerão antes do horário do Espetáculo do 14º Festival de Teatro que acontecerá no Teatro Goiânia Ouro, a partir das 19:30 horas, conforme programação definida pela organização.

 Não será cobrado ingresso do público para assistir as cenas do Festival de Cenas Curtas. Para a apresentação dos espetáculos do Festival de Teatro será cobrado o valor de 10,00 (inteira) e 5,00 (meia), conforme previsto no regimento específico.

 O camarim (improvisado) será de uso coletivo pelos grupos/cenas inscritas durante as apresentações, obedecendo à prioridade conforme a ordem das apresentações;

 O 6º Festival de Cenas Curtas terá um formato alternativo quanto ao local das apresentações. Portanto a proposta de encenação deverá estar coerente com o espaço proposto no formato de bar com mesas e cadeiras, um palco pequeno e o público estará com uma disposição diferente da convencional para assistir as cenas .

 Cada Cena deverá indicar o seu técnico-operador de som e luz para autorização prévia do acesso aos equipamentos;

 É de responsabilidade de cada Cena cuidar do seu material cênico, equipamentos e pessoas integrantes da cena, bem como, orientar para que evitem transtornos aos demais participantes bem como cuidar da higiene do espaço, camarim, etc.

 Informações e pré inscrições: feteg2005@yahoo.com.br

 Outros assuntos não tratados neste regulamento serão decididos pela organização do festival.


FICHA DE INSCRIÇÃO
(preencher, imprimir, assinar e encaminhar à Feteg junto com os demais documentos exigidos no Regulamento)





RAPIDINHAS FETEG (Federação de Teatro de Goiás)
INFORMATIVO E DIVULGAÇÃO
GOIÂNIA, 31 DE MARÇO DE 2011

FESTIVAL: ÚLTIMA CHAMADA
Último dia de inscrição.
Hoje (31.03) é o último dia de inscrição de espetáculos para o 14º Festival de Teatro da Feteg que acontecerá entre os dias 11 e 15 de maio no Goiânia Ouro.

14º FESTIVAL DE TEATRO DA FETEG
DE 11 a 15 DE MAIO NO GOIÂNIA OURO
INSCRIÇÕES ATÉ AS 18 HS DE HOJE, 31.03
INSCREVA E PARTICIPE !!!
........

Secretaria Estadual de Cultura será criada...

O Popular, 31 de março de 2011.
Magazine

Governador anuncia criação de Secretaria Estadual de Cultura
Rodrigo Alves

     O governador Marconi Perillo anunciou ontem em sua página no Twitter a recriação da Secretaria Estadual de Cultura em agosto próximo, além da regulamentação do Fundo Estadual de Cultura. Ele declarou no microblog ainda que o governo vai resgatar a integralidade da Lei Goyazes em janeiro de 2012.. Os anúncios foram feitos na semana em que o Fórum Permanente de Cultura está organizando manifestação em Goiânia relançando seu Manifesto em Defesa dos Trabalhadores da Arte 2010/2011 e requisitando audiência com o governador.
     Como O POPULAR noticiou ontem, a manifestação, marcada para amanhã nas ruas do Centro de Goiânia, visa explicitar à população em geral que artistas também são trabalhadores, além de defender a resolução de problemas urgentes que assolam a cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal. A requisição de audiência com o governador também foi feita para amanhã, no fim da tarde. Ontem em sua página no microblog o governador se antecipou: "Todas as pessoas conscientes e de boa-fé sabem o que já fiz pela cultura e os meus compromissos com o setor cultural", publicou.
"Se tomei medidas necessárias e de difícil compreensão, foi premido pelo senso de responsabilidade e pela dura realidade do Estado", escreveu também. "Tenho convicção de que vamos superar as dificuldades que enfrentamos nesta fase inicial do nosso governo", disse ainda, em clara menção à restrição para quem tem projeto aprovado na Lei Goyazes em captar somente 50% do que havia sido permitido anteriormente.
A criação da Secretaria de Cultura, principal novidade anunciado por Marconi Perillo pelo microblog, porém, era a notícia mais esperada no meio cultural. A questão é que a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), pasta responsável pela cultura, formatada como está hoje gera impedimentos para que Goiás participe do Sistema Nacional de Cultura (SNC), mecanismo que integra a Política Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (MinC). Com restrições feitas à Agepel pela reforma administrativa empreendida por Perillo no início deste ano, que ainda a submeteu à jurisdição da Secretaria de Educação, temia-se nos corredores da agência que a participação no SNC ficasse ainda mais comprometida. Se ganhar status de secretaria, a pasta da Cultura aumenta as chances do Estado de ingressar no sistema, além, claro, de lhe dar mais autonomia. "Isso, para o MinC, significa que o Estado está comprometido com a cultura na estrutura de primeiro escalão", declarou ao POPULAR em ocasião anterior, o atual presidente da Agepel, Gilvane Felipe.

Histórico

     A Agepel foi criada com a reforma administrativa do primeiro governo Marconi Perillo, ainda em 1999. Na ocasião, a agência substituía a Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira (Funpel), criada em 1992. Inicialmente denominada Fundação Museu Pedro Ludovico Teixeira, a Funpel originalmente era ligada à antiga Secretaria Estadual de Cultura, criada pela primeira vez na década de 80 e extinta no início dos anos 90. Durante toda a década de 90 a fundação era diretamente subordinada ao gabinete do governador.
     Ontem O POPULAR entrou em contato com o presidente da Agepel, Gilvane Felipe, para que pudesse comentar o anúncio da criação da Secretaria de Cultura. Até o fechamento desta edição, porém, ele não havia dado retorno. Em material enviado à Redação por sua assessoria mais cedo, no entanto, Felipe declarou que os anúncios do governador causaram mais motivação e otimismo no trabalho à frente da Agepel.



GOIÂNIA, 29 DE MARÇO DE 2011
FETEG NO CBT
NOTA:

     Mobilização do Teatro

     O Congresso Brasileiro de Teatro-CBT, realizado em Osasco (SP), no sábado e domingo (26 e 27), com a participação de delegações de 20 estados brasileiros, elaborou e divulgou carta na qual pede implantação de propostas para o setor teatral. Uma delas é a regulação da ocupação dos prédios públicos ociosos, bem como imóveis que tenham possibilidade de agregar os artistas. Outra ação é a mobilização nacional pela votação imediata do Prêmio de Teatro Brasileiro, com dotação orçamentária própria em lei específica. Há ainda a execução pela Funarte dos editais relacionados ao Fundo Setorial de Artes Cênicas e a definição em 27 de março como o Dia Nacional de Mobilização do teatro. No próximo ano (2011), o Congresso Brasileiro de teatro será em Brasília, entre 6 e 8 de abril.
     Representaram o Estado de Goiás no Congresso Brasileiro de Teatro, participando dos debates e das comissões e grupos de trabalho, os delegados inscritos e encaminhados pela Feteg: a atriz, diretora e professora de teatro Cris Lopes; o ator e diretor de teatro Luis Cláudio.

Diretoria da Feteg – Federação de Teatro de Goiás

..........................................................

CARTA DE OSASCO (na íntegra)

     O Congresso Brasileiro de Teatro-CBT, realizado em Osasco, São Paulo, nos dias 26 e 27 de março de 2011, que reuniu profissionais do teatro nacional de vinte estados e do Distrito Federal, com os objetivos de: discutir e refletir sobre as atuais políticas públicas culturais executadas pelas instâncias públicas e privadas; e assegurar o debate e a implantação das propostas do setor teatral, elaboradas e apresentadas à sociedade e ao Estado, ao longo dos últimos oito anos, decidiu:
     Considerando os relatos dos congressistas que comprovam que os espaços públicos no Brasil têm sido privatizados, por meio de cobrança de taxas, proibição aos artistas de exercer seu ofício, com o uso de violência física e moral, apesar do artigo 5º da Constituição Federal Brasileira garantir o direito de ir e vir e a liberdade de expressão, entendemos que a mesma está sendo desrespeitada nas instâncias municipal, estadual e federal;- elaborar instrumentos jurídicos que regulem a ocupação dos prédios públicos ociosos, bem como imóveis que tenham possibilidade de agregar os artistas;- criar uma comissão para impetrar uma carta-denúncia que deverá ser entregue em audiência com a Ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos;
     Apoiar o projeto de lei federal apresentado pelo Dep. Fed. Vicente Cândido, lido em plenária, que regulamenta a garantia deste direito. E, também, considerando os esforços realizados no Congresso Brasileiro de Teatro (1979, em Arcozelo) Movimento Brasileiro de Teatro de Grupo (anos 80), o Movimento Arte Contra a Barbárie (1998), Redemoinho (2004-2009), Rede Brasileira de Teatro de Rua (2007), que culminaram na elaboração da Lei Prêmio do Teatro Brasileiro, - exigir, em caráter de urgência, a sua votação pelo Congresso Nacional e, posteriormente, a sua implementação pelo Ministério da Cultura;
Fazer mobilização nacional pela votação imediata do Prêmio Teatro Brasileiro; A plenária do Congresso Brasileiro de Teatro exige, ainda: aprovação imediata do Projeto de Lei PROCULTURA, no qual está inserido o Premio Teatro Brasileiro, com dotação orçamentária própria em Lei especifica;
     A execução, pela FUNARTE, dos editais relacionados ao Fundo Setorial de Artes Cênicas; A definição do dia 27 de março como o Dia Nacional de Mobilização do Teatro; Ficou decidido que a data do 2º. Congresso Brasileiro de Teatro será nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2012 em Brasília, Distrito Federal.

Osasco, 27 de março de 2011, Dia Mundial do Teatro.
 
 

RAPIDINHAS FETEG (Federação de Teatro de Goiás)
INFORMATIVO E DIVULGAÇÃO
GOIÂNIA, 28 DE MARÇO DE 2011

FESTIVAL DE TEATRO: últimos dias de inscrição
Quinta feira (31) é o último dia de inscrição de espetáculos para o 14o Festival de Teatro da Feteg que acontecerá entre os dias 11 e 15 de maio no Goiânia Ouro. Não deixe para a última hora e evite transtornos e aborrecimentos. SERVIÇO: 14º FESTIVAL DE TEATRO DA FETEGDE 11 a 15 DE MAIO NO GOIÂNIA OUROINSCRIÇÕES SOMENTE ATÉ QUINTA, 31.03INSCREVA E PARTICIPE !!!
..........................

MANIFESTAÇÃO PRÓ CULTURA: dia 1 de abril
Sexta feira (01.04) é o dia de botar o bloco na rua e participar da manifestação que será realizada pelos fazedores de cultura da nossa cidade e estado, CONTRA o corte de 50% nos recursos da Lei Goyazes e em prol de Políticas Públicas para o setor cultural com recursos suficientes. PARTICIPE !
A concentração será na praça do trabalhador (próximo ao Araguaia Shopping) às 14 horas para saída do cortejo às 15 horas em direção ao Palácio Pedro Ludovico (praça cívica)

SERVIÇO: MANIFESTAÇÃO PRÓ CULTURA
DIA 1 DE ABRIL ÀS 14 HORAS
PRAÇA DO TRABALHADOR
CORTEJO ÀS 15 ATÉ PÇA. CÍVICA
 
 

RAPIDINHAS FETEG (Federação de Teatro de Goiás)
INFORMATIVO E DIVULGAÇÃO
GOIÂNIA, 23 DE MARÇO DE 2011

LANÇAMENTO DO FESTIVAL DE TEATRO DA FETEG
A FETEG, por motivos de ordem técnica e alheios a sua vontade informa que não realizará as atividades em comemoração ao Dia Internacional do Teatro, previstas para ocorrer no próximo domingo (27) no Teatro Marista, conforme divulgação anterior. A Federação pede e espera a compreensão de todos os seus filiados e reforça a data limite de inscrições (31 de março) para o 14o Festival de Teatro que acontecerá entre 11 a 15 de maio no Goiânia Ouro e que terá o seu Lançamento Oficial em uma data que faremos divulgar brevemente.



RAPIDINHAS FETEG (Federação de Teatro de Goiás)
INFORMATIVO E DIVULGAÇÃO
GOIÂNIA, 09 MARÇO DE 2011

14o FESTIVAL DE TEATRO INSCRIÇÕES ATÉ DIA 31
Estão abertas até o próximo dia 31 de março as inscrições ao 14o Festival de Teatro da Feteg que acontecerá entre os dias 11 a 15 maio no Goiânia Ouro. Ficha de inscrição ao festival e o regulamento seguem em anexo. O Lançamento Ofical do 14o Festival será no dia 27 de março "dia do teatro" em evento comemorativo da data, no Teatro Marista, cuja programação será enviada brevemente.
Outras informações: feteg2005@yahoo.com.br
......................................

CONGRESSO BRASILEIRO DE TEATRO EM OSASCO-SP
Mais uma edição do CBT. A Feteg enviará representantes de Goiás para o Congresso Brasileiro de Teatro que acontecerá nos próximos dias 26 e 27 de março, em Osasco-SP. Uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro.



RAPIDINHAS FETEG (Federação de Teatro de Goiás)
INFORMATIVO E DIVULGAÇÃO
GOIÂNIA, 02 MARÇO DE 2011

14o FESTIVAL DE TEATRO COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 31
Estão abertas até o próximo dia 31 de março as inscrições ao 14o Festival de Teatro da Feteg que acontecerá entre os dias 11 a 15 maio no Goiânia Ouro. Cinco espetáculos selecionados por uma curadoria de Brasília apresentarão no festival e receberão o prêmio/cachê no valor de 2.000,00 e, o melhor na avaliação do público 2.500,00. O lançamento oficial acontecerá nas atividades em comemoração ao dia do Teatro (27 de março) no Teatro Marista com apresentações de cenas curtas, espetáculo e outras ações culturais.
informações: NORVAL BERBARI - Coordenador do Festival: (62)8464.2891



14º FESTIVAL DE TEATRO DA FETEG

De 11 a 15 de MAIO NO GOIÂNIA OURO
INSCRIÇÕES: 01 a 31 de março
MATERIAL: Veja o regulamento abaixo
Informações: feteg2005@yahoo.com.br


FICHA:


REGULAMENTO
14º Festival de Teatro da FETEG
11 a 15 de maio de 2011
Centro Cultural Goiânia Ouro

O 14º Festival de Teatro da FETEG é aberto à participação de Companhias, Grupos e Fazedores de Teatro com produções no Estado de Goiás em todos os gêneros e linguagens e visa criar mais uma oportunidade para os grupos de teatro se encontrar e estabelecer intercâmbio bem como apresentar seus espetáculos.

Art. 1º. Poderão ser inscritos espetáculos inéditos ou não.

Art. 2º. Cada grupo ou Cia Teatral poderá inscrever somente um espetáculo. As inscrições deverão ser feitas entre as 08 horas do dia 1º de março até as 18 horas do dia 31 de março de 2011, pessoalmente ou pelo correios, desde que seja postado até o dia 31.03 via sedex e comunicado à organização (por e-mail) que não se responsabilizará por extravios. Endereço para entrega do material ou postagem: rua 100 n 75 setor sul, CEP 74080-140 Goiânia-Go (em nome de Norval Berbari).

Parágrafo Primeiro: As inscrições de espetáculos dos Grupos e Cias filiados e em dia com suas obrigações e contribuições financeiras (anuidade de 10% do salário mínimo) junto à Feteg, (tendo como período de referência para os filiados), os anos de 2010 e 2011, são gratuitas.

Parágrafo Segundo: Aos Grupos e Cias não filiados e aos filiados que estejam inadimplentes com a Federação, será cobrado o valor de R$ 50,00 por cada inscrição que não serão devolvidos, independentemente do resultado da curadoria/seleção.

Parágrafo Terceiro: A conta para crédito da(s) anuidade(s) em atraso é: Federação de Teatro de Goiás, Banco Itaú – Agencia 4422, conta poupança: 08191-1/500, valor atual: 54,50 cada anuidade.

Art. 3º. Fica a cargo da comissão de curadoria e seleção dos espetáculos do festival a escolha dos trabalhos que farão parte do 14º Festival de Teatro de Goiás, realizado pela Feteg. A divulgação dos selecionados será no dia 15 de abril, pela Federação.

Art. 4º. Participarão da comissão de curadoria e seleção três profissionais da área de Teatro convidados pela Coordenação do Festival. A seleção dos espetáculos obedecerá aos critérios e considerações da comissão de seleção, cuja decisão e resultado serão inquestionáveis.

Parágrafo Único: a comissão de seleção escolherá, dentre os regularmente inscritos, cinco espetáculos e dois suplentes destes.

Art. 5º. O festival apresentará todos os seus espetáculos rigorosamente nos horários programados, salvo problemas conhecidos e, como tal, aceitos pela organização do festival.

Art. 6º. As portas da sala do teatro serão abertas pela organização do festival 10 (dez) minutos antes do horário previsto para apresentação que será sempre às 17h (se espetáculo para o público infantil) às 19h e/ou às 21h (se espetáculo para o público adulto).

Art. 7º. O 14º Festival de Teatro da Feteg terá caráter de Mostra de Teatro feito em Goiás sendo que serão colhidas avaliações do público para fins do previsto no parágrafo terceiro deste artigo.

Parágrafo Primeiro: Haverá estudo do espetáculo e debate com a participação de um mediador indicado pela Comissão Organizadora, dois fazedores de teatro convidados pela organização do festival (que farão anotações para posterior entrega ao grupo) e os membros do Grupo/Cia além do público presente.

Parágrafo Segundo: Cada espetáculo selecionado receberá um cachê/ajuda de custo no valor bruto de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para custeio das despesas de transporte, alimentação, hospedagem e outros custos da produção e apresentação na mostra/festival que serão pagos no primeiro dia útil após o fim do Festival, mediante a apresentação dos documentos exigidos para fins de prestação de contas junto à Feteg.

Parágrafo terceiro: O espetáculo que obtiver a melhor avaliação na consulta feita ao público, por amostragem, receberá, além do cachê/ajuda de custo previsto no parágrafo anterior, um prêmio de mais R$ 500,00 (quinhentos reais) em valor bruto.

Art. 8º. O requerimento de inscrição do espetáculo deverá ser acompanhado de: um vídeo do espetáculo (ou do ensaio geral se inédito) em CD ou DVD; breve histórico do grupo; currículo do diretor; fotografias do espetáculo em meio magnético (150 dpi ou mais) ou físico; sinopse do espetáculo; uma cópia do texto; liberação do autor e Ecad ou declaração de responsabilidade sobre os direitos autorais do texto e/ou das músicas; ficha técnica completa contendo os nomes dos participantes com autorização dos pais em caso de menor; mapa de luz e cenotécnico; outros materiais sobre o espetáculo, para análise da comissão de curadoria/seleção e conhecimento da comissão organizadora.

Parágrafo primeiro: todo o material contido no art. 8º deverá ser encaminhado em um envelope lacrado com duas vias da ficha de inscrição externas para protocolo de entrega no endereço contido no art. 2º deste regulamento, e, cópias do comprovante de quitação/depósito das anuidades (se filiado/a) e ou o depósito do valor da inscrição (se não filiado) previstos nos parágrafos 1º, 2º e 3º do citado art. 2o.

Parágrafo segundo: o não envio dos itens acima poderá incorrer em não aceitação da inscrição do espetáculo, pela organização e/ou curadoria.

Art. 9º. A Curadoria do 14º Festival de Teatro da Feteg selecionará, dentre as diversas linguagens, cinco espetáculos para compor a programação e, visando incentivar a produção teatral em todo o Estado, no mínimo uma vaga, dentre os inscritos, poderá ser destinadas a espetáculos produzidos em cidades do interior.

Parágrafo Primeiro: Cada espetáculo selecionado deverá designar no mínimo dois integrantes para acompanhar e participar de todas as apresentações e programação do Festival.

Parágrafo Segundo: A organização poderá convidar espetáculos para a abertura, encerramento ou para outras datas da programação. Os espetáculos convidados não receberão ajuda de custo prevista no parágrafo único do art. 7º.

Art. 10º. Os ingressos terão o valor único de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) sendo que os integrantes dos grupos participantes do Festival, devidamente identificados, terão acesso gratuito a todos os espetáculos da programação.

Parágrafo Único: Fazedores de teatro e/ou estudantes de artes cênicas terão acesso gratuito, desde que se cadastrem junto à organização do festival até o dia 01 de maio, por e-mail (feteg2005@yahoo.com.br).

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

1 – A sala de espetáculo terá um técnico para auxiliar e acompanhar a montagem de luz;

2 – A FETEG disporá de recepcionistas, colaboradores/orientadores dos grupos durante a montagem/apresentação;

3 – Cada grupo/espetáculo deverá dispor de, no mínimo, um técnico para a montagem e execução da luz; um operador de som e um recepcionista;

4 – A montagem e desmontagem do cenário e demais equipamentos do espetáculo é de responsabilidade do grupo/cia e seguirá as normas e orientações da Comissão Organizadora devendo ser feita na mesma data da apresentação dentro dos horários definidos em conformidade com as normas do espaço.

5 – A programação com as datas, locais e horários das apresentações será definida pela Comissão Organizadora do Festival e os selecionados deverão se adequar à mesma.

6 – Os casos omissos neste regulamento serão tratados e decididos pela Comissão Organizadora do 14º Festival de Teatro e pela Diretoria da Feteg.

Goiânia, fevereiro de 2011

Federação de Teatro do Estado de Goiás – FETEG

Filiada à Confederação Brasileira de Teatro

Diretoria: (62) 2009 – 2012
 
Norval Berbari
vice-presidente da Feteg e
coordenador do festival
(62) 8464-2891


 
 

RAPIDINHAS FETEG (Federação de Teatro de Goiás)
INFORMATIVO E DIVULGAÇÃO
GOIÂNIA, 16 FEVEREIRO DE 2011

27 DE MARÇO: DIA DO TEATRO
A Feteg está organizando uma comemoração ao Dia Internacional do Teatro (27 de março), com atividades culturais e o lançamento oficial do 14 Festival de Teatro que acontecerá entre 11 e 15 de maio no Goiânia Ouro. E, convida os grupos e fazedores de teatro para participarem encaminhando sugestões de ações e atividades para este dia. (feteg2005@yahoo.com.br)
......................................................................................................

14º FESTIVAL DE TEATRO DA FETEG
A está finalizando e divulgará nos próximos dias o Regulamento Geral da 14ª edição do Festival de Teatro que acontecerá entre os dias 11 a 15 de maio no Goiânia Ouro. Aguarde!
................................................................

PAUTA NO OSCAR NIEMEYER
Amanhã (17.02) às 16 horas haverá uma reunião no auditório de Direitos Humanos do Centro Cultural Oscar Niemeyer, coordenado por Nars Chaul, como produtores e fazedores de cultura de Goiás para discutirem a utilização, ocupação e pauta daquele espaço para realização de eventos. PARTICIPE !!
............................................................

FETEG É RECEBIDA POR GILVANE FELIPE
A Diretoria da Feteg foi recebida pelo presidente da Agepel, Gilvane Felipe, na tarde do dia 08 de fevereiro passado. A Federação entregou ao mesmo um documento contendo as reivindicações dos fazedores de teatro e cultura, tiradas de conferências e reuniões da classe. O mesmo recebeu e assegurou que as sugestões eram bem vindas.



CONTRA CONTES NA VERBA
Goiânia, 07 de Fevereiro de 2011.
Ilmº Senhor
SIMÃO CIRINEU DIAS
Secretário da Fazenda Estadual – SEFAZ
Complexo Fazendário Meia Ponte –
74623-900/ Av. Vereador José Monteiro nº 2233 – Setor Negrão de Lima
GOIÂNIA / GO.
Fone/fax: (62) 3269-2000/2503
E-mail:- sefazgo@sefaz.go.gov.br

NOTA DE REPÚDIO
Nós, fazedores de Cultura de Goiânia e do Estado de Goiás, reunidos no último dia 05 de Fevereiro para debatermos o fazer cultural em nossa capital e em nosso Estado, vimos por meio deste, Repudiar a atitude dos gestores da Secretaria Estadual da Fazenda do Estado de Goiás, que ao suspender a outorga de crédito da Lei Goyazes, impediu que os artistas e trabalhadores da cultura em Goiás usufruíssem dos benefícios da referida lei.
Conclamamos à SEFAZ para que proceda imediatamente a regularização do benefício para que os artistas e trabalhadores da cultura e a sociedade em geral possam exercer de fato e de direito a sua cidadania.
Com esta ação o governo confirmará o discurso do então candidato, Marconi Perillo, que afirmou que a cultura seria prioridade em sua gestão.

Fórum Permanente de Cultura








Um comentário: