segunda-feira, 9 de maio de 2011

REGULAMENTO DO GOIANÃO 2011 - DIVISÃO DE ACESSO



CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL PROFISSIONAL (2ª DIVISÃO)



N O R M A S  E S P E C I A I S



CAPÍTULO – I
Da Denominação e Participação

Art. 1º - O Campeonato Goiano de Profissionais da Divisão de Acesso (2ª Divisão) – Edição
2011, será disputado pelas 12 (doze) associações que o integram na forma destas Normas.

Art. 2º - O Campeonato será disputado pelas associações abaixo relacionadas:

AGREMIAÇÃO ESPORTIVA CANEDENSE,
ANÁPOLIS FUTEBOL CLUBE,
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA GOIATUBA,
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA RIOVERDENSE,
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA JATAIENSE,
ESPORTE CLUBE RIO VERDE,
GOIÂNIA ESPORTE CLUBE,
INHUMAS ESPORTE CLUBE,
IPORÁ ESPORTE CLUBE,
ITUMBIARA ESPORTE CLUBE,
MINEIROS ESPORTE CLUBE e
NERÓPOLIS ESPORTE CLUBE.



CAPÍTULO II
Dos Troféus e dos Títulos

Art. 3º - Ao clube vencedor do Campeonato será atribuído o título de Campeão Goiano da
Divisão de Acesso (2ª Divisão) – Edição 2011 e ao segundo colocado, o de Vice-Campeão da Divisão de Acesso (2ª Divisão) – Edição 2011.

Art. 4º - As associações, Campeã e Vice-Campeã, terão acesso automático à 1ª Divisão em 2012.



CAPÍTULO III
Da Condição de Jogo dos Atletas

Art. 5º - Somente poderão participar do Campeonato atletas profissionais e amadores regularmente registrados pelo Departamento de Registro da Federação Goiana de Futebol.

§ 1º - As associações poderão utilizar do concurso de até 04 (quatro) atletas não profissionais em cada partida, os quais, a partir da data em que completarem 20 (vinte) anos, não poderão mais atuar no Campeonato como não profissional (Amador).

§ 2º - Poderão as associações disputantes, em cada partida, efetuar até 03 (três) substituições indistintas de atletas, em qualquer tempo, proibida a substituição de atleta expulso ou retorno de atleta já substituído.

§ 3º - Iniciada a Fase Final, não dará a Federação, condição de jogo a nenhum atleta, inclusive no caso de remoção, bem como nos casos de retorno de atletas emprestados a outras Federações e que mantenham contrato em vigor com associações locais, ressalvada a hipótese de reforma com a mesma associação.



CAPÍTULO IV
Da Fórmula de Disputa

Art. 6º - O Campeonato será disputado em 2 (duas) Fases:

§ 1º – Na 1ª Fase, as 12 (doze) associações participantes jogarão entre si, em turno único, conforme a Tabela, classificando-se as 4 (quatro) primeiras colocadas para a Fase Final, enquanto as 4 (quatro) últimas colocadas (9ª, 10ª, 11ª e 12ª colocada), serão, automaticamente, rebaixadas para a 3ª Divisão de Profissionais de 2012.

§ 2º – Na Fase Final, as 4 (quatro) associações classificadas, jogarão entre si em turno e returno, conforme a Tabela, começando todas elas com zero ponto ganho.

§ 3º – A associação 1ª colocada desta Fase Final, será a Campeã da competição e a associação 2ª colocada desta Fase Final, será a Vice-Campeã da competição, ambas com acesso automático à 1ª Divisão de Profissionais de 2012.

Dos Desempates

Art. 7º – Em caso de empate em pontos ganhos entre duas ou mais associações ao final da 1ª Fase, o desempate será efetuado observando-se os seguintes critérios, individual e sucessivamente:

a) Maior número de vitórias;
b) Melhor saldo de gols;
c) Maior número de gols pró;
d) Confronto direto (quando o empate ocorrer apenas entre duas associações);
e) Menor número de cartões vermelhos recebidos;
f) Menor número de cartões amarelos recebidos;
g) Sorteio.

Art. 8º – Em caso de empate em pontos ganhos entre duas ou mais associações ao término da Fase Final, o desempate, será efetuado observando-se os seguintes critérios, individual e sucessivamente:

a) Maior número de vitórias na Fase Final;
b) Melhor saldo de gols na Fase Final;
c) Maior número de gols pró na Fase Final;
d) Melhor colocação na 1ª Fase.



CAPÍTULO V
Da Expedição e da Venda de Ingressos

Art. 9º – A renda líquida de todas as partidas (exceção feita ao confronto entre as duas associações de Rio Verde na 1ª Fase do Campeonato) será da associação mandante.

§ Único – Na partida referida no caput deste artigo (equipes de Rio Verde), a renda líquida será assim dividida, independentemente da condição de associação mandante:

a) 60% para o vencedor e 40% para o perdedor;
b) 50% para cada associação, em caso de empate.

Art. 10º - Os preços dos ingressos serão determinados pela associação mandante do jogo, sendo que qualquer alteração deverá ser comunicada à Federação com antecedência mínima de cinco (05) dias úteis, não podendo o seu valor ser inferior a R$ 5,00 (cinco reais), valor este fixado como o mínimo permitido a ser cobrado em qualquer jogo do Campeonato.



CAPÍTULO VI
Das Disposições Finais

Art.11º - Estas Normas complementam as disposições do Regulamento Geral das Competições Organizadas pela FGF.

Art.12º – As associações deverão encaminhar a FGF, os laudos de inspeção dos estádios correspondentes, a serem emitidos pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar dimensionando segurança e capacidade de público (ou pela autoridade que a legislação definir), da Vigilância Sanitária constando condições de higiene dos estádios, conforme previsto na Lei nº 10.671 de maio de 2003 (Estatuto do Torcedor), bem como o Laudo de Vistoria de Engenharia fornecido por engenheiro credenciado pelo CREA-GO, este no caso das associações que ainda não o tenham.

Art.13º – Nenhuma partida do Campeonato poderá ser realizada, sem a presença de um médico, 2 (duas) enfermeiras padrão e uma ambulância de fácil acesso estacionada próximo ao campo de jogo, providências estas, de responsabilidade exclusiva da associação mandante devendo o árbitro da partida aguardar até 20 (vinte) minutos após a hora marcada para o início da partida para o atendimento ao disposto no presente artigo, podendo a seu critério (do árbitro) estender o referido prazo, de acordo com as peculiaridades de momento (se haverá possibilidade do jogo terminar caso o Estádio não tenha iluminação, por exemplo) e através das informações recebidas de quem de direito que a falha está prestes de ser sanada.

Parágrafo Único – Caso uma partida não seja realizada pelo não atendimento ao disposto no caput do presente artigo, a associação mandante será declarada perdedora pelo placar de 3 x 0 (três a zero), ficando os pontos, a vitória e os gols adjudicados em favor de sua adversária, inclusive para critério de desempate.

Art.14º - Fica estabelecido que a cada série de 03 (três) advertências com o cartão amarelo, o atleta fica suspenso automaticamente para a partida seguinte de sua associação no Campeonato.

Art. 15º – Toda e qualquer propaganda (Patrocínio), através de placas de publicidades estáticas de 1ª linha nos Estádios sedes dos jogos, somente será possível após prévio pronunciamento da Federação Goiana de Futebol.

Art.16º - Em cada partida a FGF terá direito a uma taxa de 05% (cinco por cento) da renda bruta arrecadada.

Art.17º - Caberá à Entidade proprietária do estádio, a taxa de 10% (dez por cento) sobre a renda bruta arrecadada, sendo de sua responsabilidade o pagamento das despesas inerentes à partida.

Art.18º - A bola a ser utilizada na competição será da marca PENALTY.

Art.19º - A Coordenadoria Técnica da FGF expedirá normas complementares e instruções que se fizerem necessárias à boa e fiel execução das presentes Normas Especiais.

Art.20º - Os casos omissos serão resolvidos na melhor forma e no interesse do Campeonato pela Diretoria da Federação Goiana de Futebol, dentro dos parâmetros da Legislação vigente.



COORDENADORIA TÉCNICA DA FEDERAÇÃO GOIANA DE FUTEBOL,

em Goiânia, aos 08 dias do mês de abril de 2011.



ROBERTO SAMPAIO DA SILVA
Coordenador Técnico

RONEI FERREIRA DE FREITAS
Superintendente

ANDRÉ LUIZ PITTA PIRES
Presidente
 

FEDERAÇÃO GOIANA DE FUTEBOL
AV. B S/N – ESTÁDIO SERRA DOURADA – ALA SUL – FONE: (62) 3218-2311 – FAX: (62) 3218-2360 - CEP: 74.805.100 – JARDIM GOIÁS – GOIÂNIA – GOIÁS
 
 







Nenhum comentário:

Postar um comentário