terça-feira, 5 de março de 2013

UM INÍCIO PROMISSOR PARA O NOVO JATAÍ FUTEBOL CLUBE



Jataí, domingo, 17/02/2013.

     Ao que parece e pelo que se viu na partida, o novo Jataí Futebol Clube, do presidente Nivaldo Ferreira Barcelo (o Nivaldo Pops do Sincojat) e do técnico Adriano, estreou bem em competições oficiais de futebol - mesmo sendo um campeonato amador. Depois de vários dias treinando alí mesmo naquele gramado, sempre após às 18h, e diante de tanta expectativa, o primeiro jogo agradou pela disposição dos jogadores demonstrada em campo e pelo clima de partida profissional observada nos bastidores. Com um elenco todo prata da casa, a nova equipe surgiu para tentar desmitificar uma sina: a de que jogadores locais não têm vontade de crescer dentro desse esporte tão popular e enriquecedor. Nesta que foi a primeira rodada do Campeonato Regional da Liga de Iporá, o Jataí FC, goleou por 4 a 1 o WM, time iporaense que  até pode ser chamado de modesto devido a forma como se apresentou. Fora essa questão de dificuldades por parte do adversário, a tão aguardada estreia, que aconteceu na tarde de hoje, domingo, 17 de fevereiro de 2013, com início às 15h55min, no estádio Municipal Nelson Antônio da Silva (popular Arapucão), serviu para dar algum brilho ao já ofuscado futebol jataiense. 






REGISTROS DO JOGO:

PRIMEIRO TEMPO:
POSICIONAMENTO: para quem está na arquibancada coberta o Jataí vai começar atacando para o gol que fica a esquerda.

-01:00 = PRIMEIRO CHUTE A GOL
A um minuto de jogo, o primeiro ataque é do WM. O camisa 10, Ricardo (ou Reginaldo “Diamante”), recebe a bola, arranca pela esquerda e chuta firme e o goleiro Marcão segura.
-02:00 = PRIMEIRO ESCANTEIO
Aos dois minutos acontece o primeiro escanteio para o Jataí.
-05:00 = JOGO PARADO
Aos cinco minutos jogo parado para atendimento a um jogador do WM.

-06:00 = GOOOOLLLLL DO JATAÍ!!! MARCELO LIMA!! 1x0
Aos seis minutos, após segundo escanteio seguido a favor do Jataí - cobrado por Gleidson Rodeirinha - o zagueiro Marcelo Lima cabeceia, o goleiro rebate, mas a bola volta para ele que chuta para marcar. Jataí sai na frente.

-09:00 = PERIGO
Aos nove minutos, cobrança de falta na área do WM e quase gol para o Jataí.

-10:00 = GOOOOLLLLL DO WM!!! RICARDO!!  1x1
Aos dez minutos, em armação de ataque, o camisa 10, Ricardo, ajeita e chuta de longe e rasteiro no cantinho direito do goleiro Marcão que vacila e não consegue fazer a defesa. Jogo empatado.

ANÁLISE DE PARTIDA ATÉ AQUI: até o momento dos 10 aos 20 minutos o WM conseguiu dar uma reagida e o Jataí sofreu uma queda em relação a seu forte ritmo inicial. Com Maciel “Dentinho” se movimentando bastante pelo meio, Bruno “Pops” mostrando habilidade e Gleidson “Rodeirinha” mostrando ser o dono das ações na chamada “meia cancha”, o Jataí possui mais posse de bola e criou as melhores oportunidades. Os atacantes Diego Lopes e Maciel vêm tentando algumas chances de gol, mas está difícil para eles. A defesa do Jataí vai se comportando bem e dando conta do recado. O lateral direito Flávio, mesmo com sua velocidade, está sendo pouco acionado, já o lateral esquerdo, “Nego Dan”, está sendo mais presente nas ações de ataque.

-20:00 = BELO CHUTE E BELA DEFESA
Aos vinte minutos, após trama de ataque, o camisa 8 do Jataí, Bruno “Pops”, gira para cima do marcador e arrisca chute de dentro da grande área para ótima defesa do goleiro Da Silva.
-21:00 = POR COBERTURA
Aos vinte e um minutos, o atacante Maciel chuta por cobertura tentando pegar o goleiro desprevenido.
-24:00 = JOGO PARADO
Aos vinte e quatro minutos, mais uma vez, jogo parado para atendimento a um jogador do WM.

-29:00 = GOOOOLLLLL DO JATAÍ!!! GLEIDSON RODEIRINHA!! 2x1
Aos vinte e nove minutos, o camisa 10 do Jataí, Gleidson “Rodeirinha”, cobra falta da intermediária. A bola passa pela barreira e vai baixo, no canto. Ela quica e o goleiro Da Silva, vacila e não consegue defender. Jataí de novo na frente.

-31:00 = BELA DEFESA
Aos trinta e um minutos, Bruno “Pops” mata bonito a bola e dá só um tapinha para o atacante Maciel que chuta a gol no cantinho e o goleiro Da Silva vai buscar em mais uma bela defesa.
-32:00 = PEDIU PENALTI
Aos trinta e dois minutos o lateral direito do WM, Carlos Eduardo (camisa 16) avança na área e o zagueiro Danilo chega com força antecipando a jogada e ele cai e fica pedindo marcação de penalidade.
-33:00 = CAIDOS
Aos trinta e três minutos o jogo foi parado para atendimento a dois jogadores (um de cada lado). “Nego Dan” e Diego Lopes aproveitam e vão até a área técnica beber água e pegar instruções com o técnico Adriano.
-34:00 = ESPALMOU
Aos trinta e quatro minutos, Gleidson “Rodeirinha” pega bem de fora da área e o goleiro Da Silva espalma em mais uma boa defesa. Entretanto, foi marcado impedimento no lance.

-ANÁLISE: até a altura dos 35 minutos o time do Jataí está bem superior ao WM.

-36:00 = GOOOOLLLLL DO JATAÍ!!! NEGO DAN!! 3x1
Aos trinta e seis minutos, após o atacante Diego Lopes sofrer marcação da defesa e o meia Bruno “Pops” não conseguir pegar a sobra da bola, a mesma vai parar nos pés do lateral esquerdo “Nego Dan”, que, de fora da grande área, chuta e cobre o goleiro. GOLAÇO no Arapucão!

ENCERRADA A PRIMEIRA ETAPA.
Sem descontos. Primeiro tempo encerrado aos 45 minutos exatos.

ANÁLISES DAS EQUIPES: O Jataí mostrou força, conjunto e foi mais feliz nas finalizações. Já o WM se portou muito na defensiva e tentou buscar contra-ataques.

SUBSTITUIÇÃO NO INTERVALO:
No Jataí o zagueiro Danilo (camisa 3) sai e entra o zagueiro Ezequiel (camisa 14).

SEGUNDO TEMPO:
POSICIONAMENTO: para quem está na arquibancada coberta o Jataí, agora, vai atacar para o gol que fica a direita.

-05:00 = QUASE
Aos cinco minutos, o lateral direito Flávio (camisa 2), em sua velocidade característica, cruza bola alta - a partir de sua lateral - e ela quase cai dentro do gol do WM (atrás do goleiro Da Silva).
-09:00 = SEGUNDA SUBSTITUIÇÃO NO JATAÍ
Aos nove minutos troca de goleiros: sai Marcão (camisa 1) e entra Walison (camisa 12).

-10:00 = GOOOOOLLLL DO JATAÍ!!! MACIEL!! 4x1
Aos sete minutos, Gleidson “Rodeirinha” faz grande jogada, penetra na área e, na saída do goleiro, toca cruzado e o atacante Maciel chega de carrinho, quase em cima da linha, para empurrar a bola para as redes. Goleada no Arapucão: 4 a 1.

-12:00 = SUBSTITUIÇÃO DUPLA NO JATAÍ
Aos doze minutos o Jataí faz duas trocas: sai o atacante Diego Lopes (camisa 9) para entrar o atacante Tiaguinho (camisa 19) e sai o meia Bruno “Pops” (camisa 8) para entrar o meia Maykon (camisa 20).

Cartão amarelo para o camisa 10 do WM, Ricardo.

15:00 = DEFESA
Aos quinze minutos o WM cobra falta para o goleiro Walison defender.
18:00 = SUBSTITUIÇÃO NO JATAÍ
Aos dezoito minutos nova troca no Jataí: sai o meia Marcelo Galinha (camisa 7) e entra o meia Andirsim (camisa 22).
19:00 = PERDEUUUU!!
Aos dezenove minutos, o atacante Tiaguinho perde chance de gol ao finalizar em cima do goleiro Da Silva.
20:00 = NOVA SUBSTITUIÇÃO DUPLA NO JATAÍ
Aos vinte minutos o Jataí faz duas trocas: sai o atacante Maciel (camisa 11) e entra o atacante Thiago Medeiros (camisa 21) e sai o lateral esquerdo “Nego Dan” e entra o lateral esquerdo Alessandro (camisa 16).
-22:00 = PRIMEIRA SUBSTITUIÇÃO NO WM
Aos vinte e dois minutos o WM faz sua primeira troca: sai Rodrigo (camisa 6) e entra Herbert “Ebinha” (camisa 17).

Thiago Medeiros arrisca de longe tentando o gol.
Jataí consegue dois escanteios seguidos. Muitas jogadas pela direita do lado do lateral Flávio.
Por sua vez, o WM chega chutando de longa distância.

-30:00 = PERDEUUUU!!
Aos trinta minutos, o atacante Tiaguinho dá uma ótima arrancada - após o meio de campo -, penetra rápido e sem marcação na área e, na hora de finalizar, chuta rente ao gol. Tiaguinho perdeu, de novo, grande chance de ampliar o placar.
-30:00 = SUBSTITUIÇÃO NO WM
Também aos 30 minutos o WM faz sua segunda troca: sai Ricardo (camisa 10) e entra Dickinho (camisa 21).

Flávio passa por dois marcadores na direita e a bola sobra para Gleidson Rodeirinha que chuta para a defesa do goleiro Da Silva.

Cartão amarelo para Ebinha do WM por falta dura em cima do meia Maykon.

-36:00 = SUBSTITUIÇÃO NO WM
Aos trinta e seis minutos o WM faz sua terceira troca: sai o atacante Hugo César (camisa 11) e entra Elivonde (camisa 19).

O volante Maciel Dentinho cobra falta com certo perigo.

-40:00 = CARTÃO AMARELO
Aos 40 minutos o meia do Jataí, Maykon, recebe cartão amarelo.

Carlos Eduardo, do WM, chuta a gol e o goleiro Walison defende bem caindo no quique da bola mostrando experiência.

-45:00 = SUBSTITUIÇÃO NO WM
Aos quarenta e cinco minutos o WM faz sua quarta troca: sai o meia Netinho (camisa 8) e entra Jeferson (camisa 15).

FIM DE JOGO AOS 48 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO.

ANÁLISE DA SEGUNDA ETAPA:
Com as substituições no segundo tempo, o Jataí conseguiu manter a mesma pegada mas perdeu na qualidade do passe e nas  finalização de jogadas. Muitas jogadas foram criadas, mas sempre desperdiçadas, principalmente com os atacantes Tiaguinho e Thiago Medeiros. Por sua vez o WM buscou sair mais para o ataque para criar oportunidades, mas ficou na marcação do Jataí.

DESTAQUES DA PARTIDA:
O meia do Jataí, Gleidson Rodeirinha (camisa 10) foi escolhido pela equipe da TV que cobriu o jogo como o destaque. O meia Bruno Pops também foi apontado. Já um dirigente da Liga Desportiva de Jataí indicou o lateral esquerdo "Nego Dan" como o destaque do jogo.