quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CANA x GRÃOS: RECEIO E BUSCA DO ZONEAMENTO EQUILIBRADO


Terça-feira, 9 de novembro de 2010:
A AUDIÊNCIA

Padre José Mendoça Del'Ácqua usa a palavra e começa por desaprovar o coro de vaias a José Saccomano (da COSAN) 


Panorâmica do público presente na audiência. Quase 1.000 pessoas. Grande parte formado por funcionários da usina COSAN


Na mesa diretora da audiência, a presença de oito vereadores e o prefeito Humberto Machado (ao centro)


Em seu discurso, o prefeito Humberto Machado, responsável pela proposta do Plano Diretor Rural, falou em pacificação


PREFEITO DE JATAÍ BUSCA A PAZ NO CAMPO E NA CIDADE
  OPINIÃO - *André MASSAMBA

      Em breve será aprovado pelo Poder Legislativo de Jataí o Plano Diretor Rural que busca o código de zoneamento da agricultura local. Segundo o prefeito Humberto Machado, a comunidade deverá aprender a conviver com o "velho" e com o "novo" amigo para que haja ainda mais harmonia.
      O proprietário de terra não tem recebido parte do bolo que lhe pertence há 30 anos. Esse ilustre dos bastidores tem recebido anualmente valores ínfimos referente ao fornecimento do solo para a plantação. Os jataienses clamam por Justiça, pois, ao receberem o que têm direito, perdem com a inflação e com os preços que são praticados pelo agronegócio. Enquando o mercado insiste em não remunerar a base da agricultura (o arrendador) o desequilíbrio social se torna visível.
      Em minha opinião o preço do grão deve ser garantido pelo Governo Federal favorecendo a partilha, tanto para o produtor quanto para o proprietário das terras nestes próximos anos. Há que se fixar o homem no campo através de incentivos que serão feitos pela Agricultura Familiar e, ao mesmo tempo, na produção de combustíveis alternativos (biocombustível), porém, não podemos nos esquecer que será somente através da educação que teremos mudanças positivas na cidade.

      *André Massamba, na condição arrendador





_________________________________________________________________




Sexta-feira, 5 de novembro de 2010:
A REUNIÃO

      O primeiro a chegar ao prédio da ACIJ-Associação Comercial e Industrial de Jataí, para a reunião, foi João Saccomano, engenheiro agrônomo e responsável pela área agrícola do pólo da Cosan Centro-Oeste. Saccomano, além disso, é o procurador da usina na cidade e fala em nome de Rubens Ometto Silveira Mello e da diretoria executiva do grupo sediado em Piracicaba, interior de São Paulo. Chegou às 18h45min e encontrou a porta ainda fechada. Comunicado de que a reunião seria às 19 h, Saccomano nem deu tempo de fazer um lanche. Ele só foi avisado, depois, ao chegar ao local, de que seria, mesmo, às 19h30min. Teve de aguardar um pouco mais do lado de fora. Nisso, enquanto outros convidados e diretores da própria ACIJ iam chegando, e também aguardando do lado de fora, Saccomano recepcionou quatro de seus funcionários e assessores que iriam assistir a reunião junto a ele. Enquanto todos aguardavam, Saccomano concedeu entrevista ao BLOG ALVO NOTÍCIAS e se comunicou ao telefone, por bastante tempo, com um contato longe. Enquanto isso, do outro lado da rua, o presidente da ACIJ, Nides Barros Cardeiro, foi interpelado pelo BLOG, mas preferiu dar alguma entrevista apenas após a reunião. Segundo ele, seria preciso conhecer (?) o teor da reunião, primeiramente, para depois poder falar com mais esclarecimento. A TV Elo (afiliada a Rede TV) foi a primeira televisão a chegar ao local.

     Aberta a porta, todos subiram a escadaria e entraram para o auditório. Quem aguardou do lado de fora foi logo se acomodando nas poltronas e os diretores da ACIJ agiram para arrumar o básico equipamento sonoro. O evento seria sem muitas formalidades e sem anotação de registro de presença. Quem fosse chegando que entrasse e se acomodasse. A reunião havia sido marcada desde a semana anterior com envio de convites para os associados da ACIJ, entrevistas em rádios, TVs e até chamamento do povo com uso de carro de som volante. Isso, segundo informaou a ACIJ. Nada de super produção na mídia, mas apenas a intenção de despertar a comunidade para o assunto em questão e, ao mesmo tempo, convocar a todos para se fazerem presentes na audiência pública da implantação do Plano Diretor Rural de Jataí e da lei de zoneamento agrícola, audiência, esta, proposta pelo prefeito Humberto Machado e marcada pela Câmara Municipal com data no dia 9 de novembro de 2010 (terça-feira), às 9 h, em um local mais amplo que o auditório do Legislativo: no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia. É o movimento contra o avanço indiscriminado da cana de açúcar crescendo.
      Quando foi 20h11min, o presidente da ACIJ, Nides Barros Cordeiro, deu início à reunião. Nides avisou que aquela seria uma discussão prévia e, portanto, sem cerimônia e formação de mesa. O assunto em questão seria a preparação para a audiência pública e mais esclarecimento a respeito do movimento contra a proliferação da cana de açúcar no município, entendendo-se, para isso, a necessidade de barrar a vinda de novas usinas. A proposta estava clara: manter as usinas já instaladas, dentre elas a COSAN e dizer um NÃO a outros projetos de instalação. Na presença de dez comerciantes associados, quatro produtores de grãos propriamente dito, oito diretores da ACIJ, três profissionais liberais, cinco alunos e professoras de curso superior em agronomia (UFG) e logística (UEG), um político, oito profissionais da imprensa local, além de outros, Nides Barros falou quais seriam as pautas da reunião e concedeu a palavra a Antônio Gazarini (produtor de grãos e integrante da ACIJ). Na sequência, dirigiu a palavra a João Saccomano querendo saber, deste, sobre a liberação dos funcionários da usina para participarem da audiência pública no dia 9. Saccomano respondeu a Nides e a platéia de mais de 40 pessoas que a COSAN estaria em plena safra no momento da reunião e que, por isso mesmo, estariam trabalhando em três turnos para dar conta da produção; portanto não seria possível paralisar o serviço por causa de audiência pública.

FRASES MARCANTES DITAS NA REUNIÃO:

SEBASTIÃO MODESTO - "Não queremos o avanço da cana nas terras aonde já estiver sendo plantada soja e milho"


JOÃO SACCOMANO - "De fato, nosso maior adversário aqui, são os grãos"


TONINHO GAZARINI - "Nossa preocupação é até proteger a COSAN da vinda de uma outra usina para Jataí"


VILMA FEITOSA - "Há mesmo um mito em torno da cana que é preciso desmistificar"


NIDES BARROS CORDEIRO - "A COSAN é bem vinda em Jataí"


CLÁUDIO AUGUSTO DINIZ - "Esta reunião é apenas uma maneira da gente viver pacificamente"






___________________________________________________________________________________




Quinta-feira, 14 de outubro de 2010:
A PALESTRA


























 




___________________________________________________________________________________



Quarta-feira, 13 de outubro de 2010:
A DEFLAGRAÇÃO

    Movimento terá sua deflagração com a palestra intitulada "O Impacto da Cana de Açúçar" que vai discutir o avanço dessa monocultura no município de Jataí. O evento acontece dia 14 de outubro, quinta-feira, a partir das 19 h, no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia.
      Os organizadores estiveram fazendo um esforço para convidar a comunidade de um modo em geral, principalmente os comerciantes da cidade. Eles alegam que todos podem ser afetados com a entrada demasiada da cana na região que é notadamente uma grande produtora de grãos. Também explicaram que não é um movimento contra essa monocultura, mas sim uma tentativa de buscar o equilíbrio e conseguir um zoneamento agrícola perfeito. Na verdade o que está em discussão é a já visível perda de espaço da cultura dos grãos (soja, milho, arroz, feijão e outros) em detrimento da cana e as consequencias  futuras para recuperar o mercado caso as usinas resolvam ir embora do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário