quarta-feira, 11 de maio de 2011

TAXISTAS NÃO QUEREM NOVAS PERMISSÕES



Taxistas defenderam seus pontos de vista durante audiência pública na Câmara (Foto: Hélio Domingos/CMJ)


Na audiência pública realizada no último dia 10, na Câmara Municipal de Jataí, os taxistas expressaram pensamento contrário ao projeto de lei original da vereadora Vilma Feitosa, que prevê o aumento de permissões para táxis no município. Segundo o projeto, a cidade passaria a poder contar com um táxi a cada mil habitantes, em vez da taxa atual, de um a cada 3 mil. Essa matéria, porém, será retirada pela autora na próxima sessão ordinária.

Atualmente, Jataí dispõe de 40 vagas, sendo que cinco estão disponíveis. De acordo com o último Censo, o município tem 88 mil habitantes, o que, se fosse aprovado o projeto, levaria o teto de permissões a 88. Para os taxistas, isso inviabilizaria a manutenção dos táxis na cidade. Pesquisas feitas pelos advogados da cooperativa da categoria mostram que, proporcionalmente, a quantidade de táxis rodando em Jataí não está diferente do número verificado em cidades vizinhas.

A vereadora Vilma Feitosa informou que a matéria surgiu depois de conversas com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e representantes do ramo hoteleiro. “Mas isso não significa que automaticamente teremos 80 vagas. Pelo projeto, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) vai definir um número”, esclareceu a parlamentar.

Segundo o vereador Ediglan Maia, Jataí também não precisa de mais pontos. Em frente a supermercados, segundo ele, não vingariam, pois as próprias empresas fazem as entregas da compras. “Em hotéis também não será mais necessário, pois será criado na cidade o serviço de rádio-táxi”, informou. “Esse serviço, com ligações 0800, será a solução. Somente o futuro shopping justificaria um novo ponto”.

Com a retirada do projeto original, um novo texto, elaborado pela vereadora Vilma Feitosa e pelos representantes dos taxistas, será colocado na pauta de uma das próximas sessões ordinárias. “Sem dúvida, desta discussão vai surgir um consenso e teremos um texto que vai agradar os taxistas, a comunidade e os empresários da nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara, Geovaci Peres. (Francisco Cabral/CMJ)
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário