segunda-feira, 31 de outubro de 2011


MINI SÉRIE CONTA HISTÓRIA DO CASAL

A REDE GLOBO DE TELEVISÃO PRODUZIU E EXIBIU, EM 2010, A MINI SÉRIE "DALVA E HERIVELTO - UMA CANÇÃO DE AMOR" CONTANDO A VIDA DO CASAL.

   CLIQUE AQUI  






PESQUISA REVIVE TRAJETÓRIA E ÉPOCA DOS ARTISTAS

UM ESPECIAL DO BLOG ALVO NOTÍCIAS MOSTRA, PASSO A PASSO, COMO FOI A VIDA DE DALVA E HERIVELTO DO COMEÇO AO FIM.

   CLIQUE AQUI  


sábado, 29 de outubro de 2011

BOCA, O REI DO MERCHANDISE





 















PRIMEIRO CAPÍTULO



CRIAÇÃO: TORRES ARTES (BLOG ALVO NOTÍCIAS)





CHAMADA DA NOVA NOVELA




CRIAÇÃO: TORRES ARTES (BLOG ALVO NOTÍCIAS)






DADOS INFORMATIVOS:

PERSONAGEM: BOCA, O REI DO MERCHANDISE NOVELA O DESASTRO
CRIAÇÃO: sátira do Blog Alvo Notícias (criador: Sérgio Torres - mídia man)
LANÇAMENTO NA MÍDIA: dia 7 de julho de 2011








domingo, 23 de outubro de 2011

ALVO PESQUISA

MISS BRASIL

1ª MISS BRASIL
MARTA ROCHA (Bahia)
1954



2ª MISS BRASIL
EMÍLIA BARRETO (Ceará)
1955

FLAGRANTES



EXEMPLO DE ABUSO
Um caminhão de entrega do Móveis Estrela descarrega no Gigantão e fecha uma das pistas da Avenida Dorival de Carvalho (Centrão) sem se preocupar com o alto fluxo de veículos naquela via em plena luz do dia.
Flagrante enviado por André Massamba dia 22/10/2011

sábado, 22 de outubro de 2011

ENTREVISTA


IRMÃ DE ORITON AGUARDA AS PROVAS DO CASO

Imagem: Lenira Cardoso em foto enviada pelo jornal Liberais para ilustrar a postagem


EM ENTREVISTA AO JORNAL LIBERAIS DE JATAÍ, A IRMÃ DO EMPRESÁRIO, LENIRA SOUZA CARDOSO, REVELA DADOS DAS INVESTIGAÇÕES E FALA SOBRE O SOFRIMENTO DA FAMÍLIA

     Dia 25 de abril (sábado) de 2009, por volta das 10h, o empresário Oriton Souza Cardoso deixa sua empresa dirigindo uma caminhoneta F-250. Vinte minutos depois, a sua secretária, Adinalva Souza Dias fecha as portas da empresa e sobe pilotando uma motocicleta na Avenida Said Abdalla. Depois disso eles estiveram desaparecidos durante três dias até serem encontrados mortos num matagal próximo a BR-364 saída para Mineiros. Eles foram assassinados com tiros na cabeça e havia ainda sinais de tortura.

     A partir daí começou um quebra-cabeça: quem teria praticado esses crimes? Por que Oriton e Adinalva teriam que morrer? Ainda sem muita explicação, a responsabilidade pela investigação dos delitos passou para o comando da DEIC – Delegacia Estadual de Investigações Criminais com sede em Goiânia. Hoje, passados dois anos – e até o fechamento desta edição – o caso continua ainda sem solução e os criminosos estão impunes. As famílias das vítimas e a sociedade jataiense clamam por justiça. Confira a seguir uma entrevista exclusiva concedida ao Jornal LIBERAIS pela irmã de Oriton: Lenira Souza Cardoso.


LIBERAIS - Quando o Oriton desapareceu quem avisou a sua família?
Lenira - Por volta das 17 horas, a sogra dele mim ligou dizendo que o meu irmão havia desaparecido.

LIBERAIS - Como vocês agiram a partir desse momento?
Lenira - Fui para a casa do meu outro irmão Ariston e depois para a empresa do Oriton. Ligamos para vários lugares, procuramos a noite inteira pela cidade, fomos na fazenda, fizemos uma procura muito grande na região. No domingo, juntamente com a família da Adinalva fechamos todas as saídas de Jataí e continuamos a procura nos matos e cidades vizinhas.

LIBERAIS - Quando e quem foi o último membro da sua família a falar com o Oriton antes do seu desaparecimento?
Lenira - Foi eu. Em torno de 9h e 30min fui na empresa dele e falei pessoalmente com meu irmão. Foi uma conversa bem rápida porque ele estava de saída para fazenda, tinha que levar uma peça para conserta uma colheitadeira.

LIBERAIS - E o que vocês conversaram?
Lenira - Fui convidar ele para uma festa que ía acontecer a noite naquele dia no CTG. E ele falou que eu podia comprar os ingressos que iria na festa com nós e que talvez no domingo almoçaria com a minha família. Disse ainda que queria falar com a nossa mãe que estava na fazenda.

LIBERAIS - Na sua opinião, o Oriton e a Adinalva, foram abordados juntos pelos assassinos?
Lenira - Acho que eles foram pegos separadamente. Penso que a Adinalva foi abordada primeiro e serviu tipo chamariz para pegar o Oriton.

LIBERAIS - Você quer dizer que a Adinalva foi usada pelos assassinos para atrair o Oriton até o local do crime?
Lenira - Essa é a minha conclusão a respeito da abordagem deles pelos assassinos.

LIBERAIS - Em que lugar e horário você acredita que o Oriton e a Adinalva foram abordados pelos criminosos?
Lenira - Pelo que já apurou, o Oriton saiu da loja dele por volta das 10h e a Adinava fechou a loja as 10h e 45 e subiu de moto na avenida Said Abdalla. Ela morava próximo ao condomínio Barcelona, mas tinha costume de almoçar com sua mãe que mora perto do lago Diacuí. Deve ter sido nesse trajeto que ela foi abordada.

LIBERAIS - Foi um crime passional ou motivado por questões financeiras?
Lenira - Não sei dizer. Existem muitos comentários e muitas versões. É complicado fazer qualquer afirmativa nesse momento, mas espero saber ainda o por que de tamanha violência.

LIBERAIS - Como era o Oriton no seu dia-a-dia?
Lenira - Era uma pessoa muito boa. Um pai exemplar estava sempre junto com a família, viajava com a família, os filhos. Era um tio bom com os sobrinhos, alegre, brincalhão, sorridente e amigo de todos.

LIBERAIS - Você sabe se ele chegou a ser ameaçado alguma vez antes?
Lenira - Não sei. Mas pelo menos ele nunca mencionou que havia sido ameaçado por alguém. Acredito que não.

LIBERAIS - Nesse seu último contato com o Oriton, ele demonstrava algum comportamento diferente (apreensivo)?
Lenira - Não. Ele estava com o mesmo comportamento de sempre. A única diferença que notei foi na Adinalva que se encontrava numa sala ao lado da que nós estava lá na loja e ficou o tempo todo virada de costas pra mim. Em outras vezes ela vinha e me cumprimentava.

LIBERAIS - Sua família conhecia e tinha amizade com a Adinalva?
Lenira - Passamos a conhecer a Adinalva trabalhando na loja. Tínhamos um pequeno contato quando nós íamos na loja e conversavamos normalmente. Mas não tínhamos amizade fora dali.

LIBERAIS - Existem comentários de que poderia haver um relacionamento amoroso entre eles. O que pensa disso?
Lenira - Particularmente, eu não acredito que houvesse um relacionamento amoroso entre eles.

LIBERAIS - Como avalia o trabalho da DEIC-Delegacia Estadual de Insvestigações Criminais nesse caso?
Lenira - Não temos nada para elogiar, porque até hoje não deram conta de solucionar esse bárbaro crime. Vejo um descaso geral do Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria Estadual de Segurança Pública e até do senador Demóstenes Torres que havia prometido nos ajudar.

LIBERAIS - Você sabe dizer o por quê a polícia de Jataí não investigou esse crime?
Lenira - No início pensamos que era um seqüestro, mas depois viram que não era seqüestro. Aí, o pessoal da DEIC já havia entrado no caso. Realmente não sei dizer porquê o crime não foi investigado pela polícia de Jataí.

LIBERAIS - A sua família tem ideia de quem são os assassinos?
Lenira - Cabe a justiça provar e punir os assassinos. Não quero fazer aqui nenhum julgamento. Existem muitas versões, comentários e muitas interrogações que precisam serem esclarecidas.

LIBERAIS - O Oriton tinha algum inimigo declarado?
Lenira - Que eu soubesse não. Nós conversávamos todos os dias e ele nunca mencionou nada nesse sentido.

LIBERAIS - Na sua opinião, o Oriton teve algum tipo de contato com os assassinos alguns dias antes de morrer?
Lenira - Penso que não houve antes nenhum contato com os assassinos. Acho que o contato deles só aconteceu no mesmo dia em que foi abordado.

LIBERAIS - Existem comentários que o Oriton e a Adinalva foram assassinatos num motel da parte alta da cidade. O que acha disso?
Lenira - São muitas situações e versões comentadas na cidade. Mas baseado no rastreamento da torre de telefone celular, os telefones deles não seguirão nessa direção da cidade. Então acho difícil que fosse num motel daquela região.

LIBERAIS - Como tem sido a vida da sua família depois da morte do seu irmão?
Lenira - Nossa vida acabou. Estamos vivendo porque temos filhos para criarem. Perdemos a graça de viver. É muita dor na nossa família e na da Adinalva.

LIBERAIS - Recentemente completou dois anos desse duplo-assassinato. A família ainda acredita que será feito justiça?
Lenira - Estamos sempre buscando meios de elucidar esse crime. Não vamos desistir nunca. Quero que minha mãe – antes de morrer – possa ver justiça nesse caso. Temos muita esperança que a justiça será feita. Infelizmente meu pai morreu no último mês de maio e não pôde ver a elucidação desse delito.

LIBERAIS - A sua família já teve acesso ao inquérito policial?
Lenira - Muito pouco. O delegado da DEIC sempre diz que não pode expor o conteúdo do inquérito para não atrapalhar nas investigações.

LIBERAIS - Na última vez que vocês tiveram na DEIC, o que o delegado falou para a sua família?
Lenira - No mês de maio (2011) estive na DEIC e falei com o delegado Carlos Douglas. Ele disse que estava preparando para fazer uma nova diligência em Jataí dando sequência nas investigações (nesse momento da entrevista Lenira liga no telefone celular do delegado da DEIC. Chama-chama, mas não atende a ligação).

LIBERAIS - Qual será a próxima atitude da família para tentar solucionar os assassinatos?
Lenira - Estamos recorrendo ao novo Delegado Regional de Polícia de Jataí, Dr. André - que já prometeu nos ajudar - para ver o que possa ser feito para resolver os crimes.

LIBERAIS - O microfone do Jornal LIBERIAS está aberto para você dizer o que quiser?
Lenira - Quero agradecer o Jornal pela oportunidade e pela divulgação, que Deus abençoe vocês. Quero ainda agradecer a comunidade jataiense que também sente a dor da nossa família e nós sentimos gratificados pelo apoio recebido de todos. Muito obrigada.


ENTREVISTA ENVIADA AO BLOG ALVO NOTÍCIAS APÓS SOLICITAÇÃO. PUBLICADA NA EDIÇÃO 121 (DE 1º A 15 DE AGOSTO DE 2011) DO JORNAL LIBERAIS. EDITOR RESPONSÁVEL: PIO REZENDE.







domingo, 9 de outubro de 2011

sábado, 8 de outubro de 2011

FANTASY: Festa a Fantasia de Jataí


Veja a cobertura da festa de 2011 através de registros fotográficos.







   FANTASY 2010  
Veja a cobertura da festa de 2010 através de registros fotográficos.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

EXPOSIÇÃO: A Pintura é Uma Festa, Mas Não Se Perca Na Purpurina





















POLÍTICA EM JATAÍ




Veja registros em imagens da primeira reunião em 2011 do diretório do Democratas. Evento foi marcado pelo uso de recursos áudio-visuais.






Veja registros em imagens da reunião do diretório do PSDB para recepcionar novos filiados, apresentar a ala feminina e a ala jovem. Presença do presidente estadual da legenda, Paulo de Jesus.





DEMOCRATAS: 1ª reunião para passar o plano geral



As irmãs Patrízia (apoiadora do diretório) e Fabiane (que estava apenas acompanhando Patrízia)



Mizica (veterano e presidente da Comissão Provisória), Luizinho da CELG (recém-filiado), Massamba (veterano de DEM) e Tales "Gabriel" (Juventude Democratas)



 Ariston Quirino de Moraes (produtor rural de renome nacional com a criação de gado Nelore), Evaristo Anania de Paula (ex-promotor público e empresário do ramo educacional), Volmir Magione e Massamba



Ariston Quirino (ex-canditado a prefeito ainda pelo antigo PFL nos anos 1980) e Evaristo Anania (ex-candidato a prefeito pelo PPS em 2004)



Fran, Sandra e Ivan Reis




Há mais fotos sendo preparadas para postagens. Continue visitando esta página.








segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Viagem de Maria Elísia ao Torre de Copos



MARIA ELÍSIA É ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO E ALUNA DO 1º ANO NO SEGUNDO PERÍODO (MATUTINO) DO COLÉGIO ESTADUAL MARCONDES DE GODOY EM JATAÍ



DESDE O MÊS DE ABRIL SUA ROTINA TEM SIDO ESTUDAR E  MONTAR E DESMONTAR TORRES DE COPOS



A BRINCADEIRA FOI LEVADA A SÉRIO, AFINAL, OS TREINOS FORAM PARA PARTICIPAR DO QUADRO DO CALDEIRÃO DO HUCK (REDE GLOBO)



A DIRETORIA DO COLÉGIO, ZÉLIA CARVALHO, FALOU SOBRE SUA ALUNA SER A REPRESENTANTE DE GOIÁS NO PROGRAMA. "ELA FOI ESCOLHIDA POR SEU TEMPO TER SIDO UM DOS MELHORES DO BRASIL, PORTANTO, ELA TEVE ÍNDICE PARA COMPETIR NO QUADRO ENTRE TODAS AS ESCOLAS DO PAÍS (COM O TEMPO DE 12'25")"



MARIA ELÍSIA ASSIS GOMES TEM 15 ANOS, É PRATICANTE DE VÔLEI E FUTSAL E JÁ HAVIA BRINCADO COM TORRE DE COPOS MAS SEM LEVAR A SÉRIO



A ALUNA COMEÇOU A TREINAR COM OS COPOS DA ESCOLA POR CURIOSIDADE E DEPOIS ACEITOU SE INSCREVER EM UMA SELETIVA



RÁPIDA COM OS COPOS, MARIA ELÍSIA COMPETIU NA ESCOLA COM MAIS DE 10 ALUNOS E CONSEGUIU VENCER



NA COMPETIÇÃO EM SUA ESCOLA, ELA FOI PARA A FINAL COM OUTRA ALUNA E SÓ CONSEGUIU VENCER NA TERCEIRA TENTATIVA QUANDO BAIXOU SEU PRÓPRIO TEMPO DE 17 PARA 15 SEGUNDOS (CONTRA 16 DE SUA COLEGA)



A NÍVEL ESTADUAL SEU TEMPO FOI O MELHOR COM 12'25". ESSA MARCA DEU-LHE A CONDIÇÃO DE FIGURAR ENTRE OS 20 MELHORES TEMPOS PARA PARTICIPAR DA ETAPA FINAL NO CALDEIRÃO DO HUCK. A PROMOÇÃO DO TORRE DE COPOS É DO PRÓPRIO  PROGRAMA DA REDE GLOBO.



A ALUNA SENTIU UM FRIO NA ESPINHA AO SABER QUE IRIA PARA O PROGRAMA NA REDE GLOBO NO RIO, RESPIROU FUNDO, SE ENCORAJOU E FOI EM FRENTE



DURANTE A VIAGEM, NO AVIÃO, A ALUNA FOI FAZENDO ANOTAÇÕES.
A VIAGEM (PONTE AÉREA GOIÂNIA-RIO) ACONTECEU NO DIA 7 DE SETEMBRO DE 2011 E FORAM CINCO DIAS NA CAPITAL CARIOCA.



JÁ NO RIO DE JANEIRO, MARIA ELÍSIA (E OS DEMAIS COMPETIDORES), FICOU HOSPEDADA, POR CONTA DA REDE GLOBO, NO WINDSOR BARRA HOTEL (DA BARRA DA TIJUCA), A BEIRA MAR



PELA COBERTURA DO HOTEL 5 ESTRELAS, A ALUNA VISLUMBRAVA A PAISAGEM CARIOCA E A EXUBERANTE PRAIA DA BARRA DA TIJUCA



NA ÁREA DE EVENTOS DO HOTEL, MARIA ELÍSIA E OS PARTICIPANTES DO QUADRO, TIVERAM MOMENTOS PARA TREINAMENTOS SENDO QUE INTEGRANTES DA PRODUÇÃO DO QUADRO FICAVAM POR LÁ DANDO APOIO O TEMPO TODO



A PARTICIPANTE APROVEITOU SUA ESTADA NO HOTEL PARA TIETAR COM ALGUNS ASTROS QUE LÁ TAMBÉM ESTAVAM HOSPEDADOS
(com o ator Genésio de Barros, o padre Joaquim de Cordel Encantado)



JÁ NO ESTÚDIO DO PROJAC, MARIA ELÍSIA ANDOU EM UM DOS FAMOSOS CARRINHOS ELÉTRICOS USADOS PARA PERCORRER O LOCAL



CONTINUANDO A TIETAR, A PARTICIPANTE POSOU AO LADO DO ATOR TATO GABUS MENDES
(o Amin Hayalla da novela O Astro) 



MARIA ELÍSIA TAMBÉM APROVEITOU PARA TIRAR FOTO AO LADO DO ATOR MARCO RICCA
(o Samir Hayalla da novala O Astro)



AGORA MARIA ELÍSIA APROVEITA SEUS CONTATOS PARA POSAR AO LADO DA ATRIZ WALDEREZ DE BARROS (dona Hortência, mãe de Abner de Morde & Assopra)



A NOITE, DE VOLTA AO HOTEL, MARIA ELÍSIA E SUA MÃE EDNA PASSEIAM PELA PRAIA DA BARRA DA TIJUCA E TIRAM FOTO AO LADO DE UM CURITIBANO MONTADOR DA ESTRUTURA DO ROCK IN RIO



NO DIA SEGUINTE A ROTINA NO HOTEL CONTINUA E TODOS OS PARTICIPANTES APROVEITAM PARA TREINAR A TORRE DE COPOS



A ESTUDANTE MARIA ELÍSIA TAMBÉM APROVEITOU PARA APRIMORAR SUAS HABILIDADES NA MONTAGEM DA TORRE  



TODOS OS PARTICIPANTES DO QUADRO POSAM PARA FOTOS ANTES DE COMEÇAREM A GRAVAÇÃO DE UM VÍDEO PARA INTERNET (NA SEXTA-FEIRA, 9, PELA MANHÃ)



VIDA BOA: A PARTICIPANTE MARIA ELÍSIA USURFRUIU DE UMA DAS PISCINAS DO TERRAÇO PANORÂMICO DO WINDSOR BARRA HOTEL



AINDA NO HOTEL, A ESTUDANTE CONTINUOU A TIETAR. NESSA FOTO ELA POSA AO LADO DE UM ATOR DA REDE RECORD



AGORA, APROVEITANDO A FEBRE JUVENIL, MARIA ELÍSIA TIRA UMA FOTO COM O MÚSICO E ATOR FIUK



DE VOLTA DO PROJAC, A ALUNA NÃO PERDEU TEMPO E SAIU REGISTRANDO ALGUNS ESTÚDIOS DE GRAVAÇÃO DA REDE GLOBO



REGISTRO DO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO DA NOVELA CORDEL ENCANTADO



REGISTRO DO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO DA NOVELA MORDE & ASSOPRA


MARIA ELÍSIA DISSE QUE NÃO FOI PERMITIDO TIRAR FOTOS DE DENTRO DOS ESTÚDIOS E NEM DA GRAVAÇÃO DO QUADRO TORRE DE COPOS.



A JOVEM MARIA ELÍSIA, DESLUMBRADA COM SUA EXPERIÊNCIA NO PROJAC, DISSE QUE FICOU NERVOSA NA HORA DE SUA PROVA NO TORRE DE COPOS, APESAR DE GRAVAÇÃO TER SIDO INDIVIDUAL.


O PROGRAMA, COM A PARTICIPAÇÃO DE MARIA ELÍSIA E DOS DEMAIS COMPETIDORES, JÁ FOI EXIBIDO PELO CALDEIRÃO DO HUCK.




TEMPOS CLASSIFICATÓRIOS PARA O TORRE DE COPOS
(PROGRAMA CALDEIRÃO DO HUCK)


Prêmios:
-R$ 50 mil para quem bater o recorde (6,08 segundos de Steven Purugganan).
-R$ 50 mil para o vencedor.


1º)  Piauí - Unidade Escolar Teotonio Ferreira Brandão (cidade: Cocal dos Alves) - Aluno: Antônio Herick Vieira de Almeida (tempo: 9'83")
2º)  Amapá - Escola Estadual Izanete Victor dos Santos (cidade: Santana) - Aluno: Jean Carlos Gomes Pinheiro (tempo: 10'18") 
3º)  Amazonas - Colégio da Policia Militar (cidade: Manaus) - Aluno: Ítalo Emanoel Oliveira Brandão (tempo: 10'30")
4º)  São Paulo - Colégio Caminhando (cidade: São Paulo - Bairro Santa Cecília) - Aluno: Pedro de Mesquita Junqueira (tempo: 10'40")
5º)  Mato Grosso do Sul - Escola Municipal Manoel Martins  (cidade: Ponta Porã) - Aluno: Jardel Ratier Cardoso (tempo: 10'43")
6º)  Espírito Santo - E.M.E Infantil e Ensino Fundamental Recreio (cidade: Santa Maria de Jetibá) - Aluno: Gabriel Passos (tempo: 10'59")
7º)  São Paulo - Colégio Salesiano Santa Terezinha (cidade São Paulo - Bairro Santa Terezinha - Zona Norte) - Aluno: Fabrízio Pandolpho Mazzali (tempo: 10'68")
8º)  Tocantins - Colégio Estadual Guilherme Dourado (cidade: Araguaína) - Aluno: Orley Pereira dos Santos (tempo: 10'68’’)
9º) São Paulo - Ensino Fundamental Jauense LTDA - Aluna: Natália Braga Maranzatto (tempo: 10'72")
10º)  Santa Catarina - Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos (cidade: Joinville) - Aluna: Ana Clara Calegrari (tempo: 10'86")
11º)  Paraná - Colégio Estadual Dona Branca do Nascimento Miranda (cidade: Curitiba) - Aluna: Isadora Caroline Labes (tempo: 10'91")
12º) São Paulo - Colégio Portal de Limeira Ltda. (cidade: Limeira) - Aluno: Thamer Negro El-Khatib (tempo: 11'13")
13º)  Santa Catarina - Colégio Elisa Andreoli (cidade: São José) - Aluno: Salomão de Abreu Gonçalves (tempo: 11'28")
14º)  Paraná - Colégio Estadual Carlos Gomes (cidade: Ubiratã) - Aluna: Hilana Saori Makiyama (tempo: 11'47")
15º)  São Paulo - Cólegio Elite (cidade: São Paulo - Bairro Santana) - Aluna: Maria Luiza Golçalves de Lima (tempo: 11'58")
16º)  Alagoas - Unidade Municipal de Ensino Bráulio Cavalcante (cidade: Maceió) - Aluno: Weverton Oliveira dos Santos (tempo: 11'66")
17º)  Rio de Janeiro - Colégio Veiga de Almeida (cidade: Rio de Janeiro - Barra da Tijuca) - Aluno: Rodrigo de Almeida Prates (tempo: 11'80")
18º)  São Paulo - Colégio Jardim São Paulo (cidade: São Paulo - Bairro Jardim São Paulo) - Aluno: Vitor Eduardo de Sant'anna (tempo: 11'90")
19º)  Distrito Federal - Educacional Compact (Brasília - Setor Leste Industrial) - Aluno: Pedro Henrique Oliveira Queiroz (tempo: 12'22")
20º)  Goiás - Colégio Estadual Marcondes de Godoy (cidade: Jataí) - Aluna: Maria Elísia Assis Gomes (tempo: 12'25")




Reportagem: Sérgio Torres
Colaboração nas fotos: Zélia Carvalho (diretora do Colégio Marcondes de Godoy-CMG)